Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

1- Por que os balões têm formato de… Balão?

. Mesmo naqueles com formatos mais inusitados - como os que imitam o contorno de objetos ou animais, por exemplo -, na parte interna da "carcaça" há painéis de náilon que assumem a forma esférica.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h28 - Publicado em 31 out 2003, 22h00

Cyntia Almeida Rosa

Os balões têm esse formato característico (que lembra uma gota invertida) porque ele é ideal para a distribuição da pressão interna, segundo o físico Marcos Antonio Bonimcontro, fabricante de balões. Mesmo naqueles com formatos mais inusitados – como os que imitam o contorno de objetos ou animais, por exemplo -, na parte interna da “carcaça” há painéis de náilon que assumem a forma esférica. “A esfera na parte superior proporciona uma perfeita distribuição de força”, diz Bonimcontro.

O formato redondo e afilado da gota funciona como um peixe na água: o ar desliza com menor resistência. “É uma questão de aerodinâmica. A forma redonda diminui o atrito”, diz Mauro Catani, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Outro físico da USP, Valdir Bindilatti, acrescenta que a forma esférica é a mais estável da natureza, por haver proporção entre área e volume – o que é importante, no caso do balão, para a superfície agüentar a pressão exercida pelo ar quente. Com a temperatura alta, as moléculas se movimentam e fazem pressão na parede do balão. O ar quente sobe e se concentra na parte superior do balão, dando-lhe naturalmente o formato que todos conhecem.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.