GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A cadeia como você nunca viu

As 1 116 prisões do Brasil formam uma nação à parte. Um país com economia própria, movida a extorsão, suborno e comércio ilegal.

Texto Fátima Souza e Alexandre Versignassi

As 1 116 prisões do Brasil formam uma nação à parte. Um país com economia própria, movida a extorsão, suborno e comércio ilegal. Um lugar cheio de leis não escritas, impostas pelo crime organizado. É para lá que nós vamos agora. Aperte suas algemas.

Maio de 2006. Oito horas da manhã. O técnico de computação Bruno*, 28 anos, casado e com uma filhinha de 9 meses, acordou atrasado para o trabalho. Por causa do rodízio de carros em São Paulo, o carro dele não podia rodar naquele dia. “Então resolvi fazer uma traquinagem”, conta. “Peguei fita isolante e transformei o 3 da minha placa em 8.”

Mas no meio do caminho tinha uma blitz policial. A espinha gelou quando o policial mandou encostar. Bruno preferiu fingir que não era com ele e zarpou. Só parou quando os PMs mais à frente apontaram suas armas. Os policiais vieram com tudo: “Mão na cabeça!!”

Pouco depois, Bruno estava num camburão, sendo levado para uma delegacia na zona oeste de São Paulo.

*****************

Sexo, drogas, terror. E um mercado financeiro a todo vapor. A Super entrou nas celas dos presídios – e encontrou uma realidade surpreendente, que você encontra nesta reportagem disponível pelo iba, publicada originalmente em 2008. Clique na imagem abaixo para comprar.