Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como funcionam as balanças que medem a porcentagem de gordura?

Para as balanças tradicionais, 1 quilo de músculo vale o mesmo que 1 de gordura. Já a nova geração desses aparelhos diz quanta banha você tem. Para saber o resultado, você primeiro digita alguns dados na balança.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 31 Maio 2006, 22h00

Luciana Farnesi

1. Cadastro

Para as balanças tradicionais, 1 quilo de músculo vale o mesmo que 1 de gordura. Já a nova geração desses aparelhos diz quanta banha você tem. Para saber o resultado, você primeiro digita alguns dados na balança: idade, sexo, altura e nível de atividade física (numa escala de 1 a 4, por exemplo). Fica faltando o peso, mas esse ela mesma mede.

2. Corrida de obstáculos

Os 4 pontos de metal são eletrodos. Por ali, você recebe uma descarga elétrica – nada que dê choque. Os elétrons percorrem suas pernas pela água, que ela é boa condutora de eletricidade. O melhor caminho é pelos músculos, que têm 75% de H2O. Mas os elétrons também trombam com um obstáculo: a gordura, que só tem 20% de água. A banha dificulta a jornada dos elétrons. Então quanto mais rápido a corrente voltar para a balança, menos gordura você tem no corpo.

3. Calculadora

Continua após a publicidade

A balança junta todos os dados em uma fórmula, faz as contas e dá o veredicto. A altura serve pra indicar o tamanho do percurso que a corrente elétrica fez. A idade e o peso entram na conta do volume total de água do corpo. Claro: quanto mais pesado, mais água você tem. E quanto mais velho, menos água. Se você é mulher, já sai perdendo, pois em geral tem mais gordura que um homem. Já a coisa do nível de atividade física indica se você acumulou mais músculos que a média.

4. Enganando a balança

Espera aí: já que a chave da equação está na água, significa que, se você beber 10 litros de líquido antes de se pesar, a balança vai achar que você tem mais músculo. Da mesma forma, se você estiver desidratado, ela vai dizer que sua porcentagem de gordura aumentou. Por isso o ideal é que você só se pese quando estiver de bexiga vazia e há 12 horas sem fazer exercícios (já que malhar desidrata). Outras coisas que causam desidratação: tomar café e bebidas alcoólicas. Também não pode subir na balança com os pés úmidos, já que isso acelera a corrente elétrica – e ilude a coitada.

5. E funciona?

A balança só pode detectar gordura nas pernas e em parte do tronco, segundo especialistas. O resultado que o aparelho dá para o corpo todo é só uma estimativa. Em tese, se você tem pernas fortes a balança vai achar que você é inteirinho musculoso, ainda que seu bíceps nunca tenha chegado perto de um par de pesos. “Essas balanças servem para monitorar as variações no seu percentual de gordura, não para dar valores exatos”, diz o nutricionista Stephen Pintauro, da Universidade de Rhode Island, EUA.

6. Ah, claro:

A porcentagem de gordura para adultos em forma varia entre mais ou menos 13% e 19% (nos homens) e 18% e 24% (nas mulheres). Depois dos 40 a proporção ideal sobe um ponto percentual a cada 10 anos.

Continua após a publicidade
Publicidade