GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De Calígula a Zinedine Zidane

política de gastar mais com circo para Roma do que com pão para as províncias descambaria na...

Alexandre Versignassi

Calígula

O mais sangrento, insano e depravado dos imperadores romanos adorava ver corridas de bigas no Circus Maximus, a maior arena de Roma, com capacidade para 250 mil pessoas. Tanto que, lá pelo ano 40, ele dobrou o número de competições, que chegaram a 24 por dia. Essa política de gastar mais com circo para Roma do que com pão para as províncias descambaria na…

Decadência de Roma

A má administração empobreceu as colônias. Sem comida, levas de camponeses migraram para áreas urbanas e viraram artesãos e comerciantes. Na Idade Média, eles passaram a se organizar como empresas, fixando preços e fazendo empréstimos uns aos outros. Isso enriqueceu os sujeitos a ponto de eles tirarem o poder de várias famílias nobres, como a do jovem…

Johannes Gutenberg

Expulso de sua terra natal por essa nova burguesia em 1428, o ex-nobre precisava juntar uns trocados. E conseguiu depois de inventar algo inusitado: a prensa de tipos móveis, avó das nossas impressoras. Antes dela, a Igreja produzia quase todos os livros. E a prensa acabou com isso: tirou o poder dos papas sobre a produção intelectual e turbinou o…

Renascimento

Com livros aos montes, o fluxo de informações acelerou e a economia cresceu como nunca. Tanto que a Europa ficou pequena para os europeus. E eles foram colonizar a América, a Ásia e, por último, a África. Uma das primeiras nações de lá que sucumbiram foi a Argélia, onde em meados do século 20 nasceriam os pais de…

Zinedine Zidane

Como a Argélia era território francês, os Zidanes puderam migrar para o Velho Continente sem problemas. Zizou nasceu lá. E fez mais do que isso. Com a cabeçada em Materazzi, ele ajudou a levar essa história toda para seu lugar de origem: o Circus Maximus do nosso amigo Calígula, onde 1 milhão de romanos comemoraram a copa.