GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Mitologia – O berço da vilania

Os gregos tinham as mesmas perguntas que nós: de onde eu vim? Quem sou? Pra onde vou? Para respondê-las, criaram uma complexa teia de histórias que explicam como o mal começou. Veja a seguir:

PARA OS FILHOS, AS TREVAS

“Urano (Céu) costumava esconder todos os seus filhos em um lugar secreto de Gaia (Terra) assim que eles nasciam e sequer sofria por não deixá-los vir à luz: Urano se regozijava em sua maldade.” Teogonia, de Hesíodo

No começo do universo, o deus Urano fecundava a mulher, Gaia, mas não permitia que os filhos saíssem de dentro dela. Até que a mãe e Cronos, o caçula, bolaram um plano para separar o Céu da Terra – ou seja, Gaia de Urano -, e libertar a prole. Cronos conseguiu sair de dentro de Gaia e se esconder. Ela lhe deu uma foice de ferro com a qual o caçula cortou a genitália do pai. Com o ato, Cronos se tornou o mais poderoso dos 12 titãs que deram origem ao universo.

CRIANÇAS NA PANÇA

“Porque Gaia (Terra) e Urano (Céu) tinham professado a Cronos que seu governo seria derrubado por um de seus filhos, então ele devorava suas crianças assim que nasciam.” Bibliotheca 1, de Pseudo-Apollodorus

Sabendo que a história se repetiria e que seu poder seria tomado por um dos filhos, Cronos tratou de comê-los mal vinham ao mundo. Isso não impediu que o mais esperto, Zeus, enganasse o pai, fugisse de suas garras e crescesse em paz até o dia da vingança: deu a Cronos uma poção que o fez vomitar os filhos. Reunidos, eles decidiram que Zeus seria o mandachuva do Olimpo, a casa dos deuses.

PRESENTE DE GREGO

“Os homens viviam numa terra livre de males e de trabalho pesado e doenças graves; pois na miséria eles envelhecem rapidamente. Mas Pandora tirou a grande tampa da caixa com suas mãos e disseminou tudo isso e sua ideia causou, mesmo sem querer, sofrimento e desgraça aos homens.” Os Trabalhos e os Dias, de Hesíodo

Pandora foi a primeira mulher da Terra. Uma das versões da história diz que ela foi feita por Zeus e enviada como vingança aos irmãos Prometeu e Epimeteu, os titãs encarregados de criar o homem e garantir sua sobrevivência. É que Zeus não gostou quando eles lhe roubaram o fogo para dar aos homens e fazê-los superiores aos outros animais. Como castigo, Prometeu foi amarrado a uma pedra para ter seu fígado devorado por uma águia diariamente, e Epitemeu teve que se casar com Pandora. O titã guardava em casa uma caixa com artigos malignos que não tinha usado quando preparou a Terra para o homem. A mulher, curiosa, tirou a tampa da caixa e dela escapou tudo o que é ruim – doenças, inveja, vingança. Quando conseguiu tampá-la, era tarde. Lá dentro só sobrou a esperança.

RICARDÃO FRUSTRADO

“Íxion se apaixonou por Hera, a mulher de Zeus, e tentou seduzi-la; quando Hera contou ao marido, ele quis checar a veracidade da história, então criou uma nuvem igual a Hera e colocou-a ao lado do acusado; quando ele se vangloriou de ter possuído a deusa, Zeus mandou amarrá-lo a uma roda, na qual ele ficou girando pelo vento através dos ares.” Epítome da Biblioteca de Apollodorus

Um dos grandes vilões mitológicos, o mortal Íxion mandou o sogro para uma câmara de incineração porque não queria pagar o dote prometido pela mão de sua filha, Dia. Foi ainda o primeiro a assassinar um membro da própria família – e ficou maluco com o choque.

CIÚME DE MATAR

Hera, a mulher de Zeus, ficou conhecida por sua beleza e também por seu mau temperamento e espírito vingativo. De vez em quando, o marido pulava a cerca com belas mortais. Em represália, Hera chegou a transformar uma delas, Calisto, em ursa. Já Dionísio, o deus da festa, era filho bastardo de Zeus com Sêmele e foi duramente perseguido pela madrasta, até ser levado pelo pai para ser criado em segurança pelas ninfas de Nisa.

*TRADUÇÃO LIVRE A PARTIR DE TEXTOS CLÁSSICOS DO SITE THEOI GREEK MYTHOLOGY (WWW.THEOI.COM), QUE DISPONIBILIZA VERSÕES EM INGLÊS DAS OBRAS ORIGINAIS AQUI CITADAS.