PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O capeta morava em Roma

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h20 - Publicado em 29 fev 2000, 22h00

Por que 666 é considerado o número da besta?

É uma confusão dos diabos. “Há várias interpretações, mas nenhuma delas é convincente”, disse à SUPER o historiador Nachman Falbel, da Universidade de São Paulo, especialista em história judaico-cristã.

A cifra demoníaca aparece no livro bíblico do Apocalipse, cuja autoria é atribuída a São João. No versículo 18 do capítulo 13, o apóstolo escreve: “Quem tiver discernimento calcule o número da besta, pois é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis”.

Uma das explicações está na própria língua hebraica, falada pelos cristãos na época em que o texto foi escrito. As letras do alfabeto hebraico sempre são associadas a números. A palavra khai (vida), por exemplo, corresponde ao número 18.

Essa correspondência se chama gematria. “Uma das associações gemátricas a 666 corresponde a Nero César”, diz o teólogo Eduardo Cruz, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Continua após a publicidade

Nero foi imperador de Roma do ano 54 ao 68. Durante seu governo, perseguiu duramente os cristãos. “A mensagem, portanto, tinha um conteúdo político contra a opressão romana”, afirma Cruz.

Muitos historiadores acham, no entanto, que o número corresponde a um cálculo de tempo dos antigos hebreus. “Talvez ele marcasse o início de uma era de sofrimento, iniciada 666 anos depois de uma determinada data”, afirma Falbel. O que ninguém sabe é que data seria essa.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.