PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O marqueteiro do diabo

Ex-artista de circo, organista e detetive, Anton LaVey descobriu um grande filão: fundar uma seita de adoradores de Satã

Por Álvaro Oppermann
Atualizado em 31 out 2016, 18h24 - Publicado em 6 dez 2005, 22h00

Noite em São Francisco, Califórnia, em 1966. No cômodo de uma mansão iluminado por velas, um homem de túnica vermelha e olhos cerrados recitava versos em latim. Ao redor, discípulos formavam um semicírculo. O homem, Anton Szandor LaVey, ficou teso, gargalhou e se pôs a raspar a própria cabeça. Foi o seu batismo satânico, o rito que deu início à Igreja de Satã.

Anton LaVey nasceu em Chicago, em 1930. Largou a escola cedo e foi trabalhar no circo, onde se tornou domador de leões. Depois, foi organista em clubes de striptease e detetive particular. Já na juventude, era fissurado por livros de satanismo e, aos 25 anos, leu a obra do ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1947). Foi uma revelação. Juntou as doutrinas de Crowley com o seu estilo circense e, em pouco tempo, arrebanhava discípulos para a causa satânica.

Quando criou a Igreja de Satã, escolheu como insígnia o selo do Bafomet, um pentagrama que circunscreve a imagem do Chifrudo. Sua motivação explícita era instaurar o reino do Anticristo sobre a Terra. Os rituais incluíam desde a repetição de hinos a sessões de vodu ou sexo grupal. Os membros se vestiam de preto – com exceção das “sessões de luxúria”, quando as mulheres vestiam roupas mais eróticas, como babydolls. Em 1967, uma socialite nova-iorquina, Judith Case, celebrou seu casamento na igreja de LaVey. No dia seguinte, com o rosto estampado em vários jornais, Anton ficou famoso.

Para lucrar com o sucesso, LaVey escreveu em 1969 a Bíblia Satânica. A obra, misturando várias filosofias, mitos e religiões, colocava Satã como uma força, nem boa nem má, que permeia e se manifesta em todos os seres da natureza. “Dentro de cada um de nós existe uma besta que precisa ser exercitada, nunca exorcizada”, dizia.

Em 1973, a barra começou a sujar para ele: Michael Aquino, um ex-agente da CIA e ex-discípulo de LaVey, denunciou o comércio de ordenações sacerdotais dentro da seita. O dinheiro ia para o bolso de LaVey – uma transação que não era proibida, mas que pegou mal a ponto de causar um racha entre seus seguidores. Nos anos 80, foi acusado de espancar a esposa (sua terceira) e de forçar discípulas a manter relações sexuais com ele e a se prostituir. Anton LaVey morreu em 1997. Talvez tivesse um encontro inadiável com o seu mestre.

Continua após a publicidade

 

Grandes momentos

Continua após a publicidade

• LaVey alardeava ter sido consultor do filme O Bebê de Rosemary. Mentira. Nenhum membro da equipe do filme o conhecia. Outra balela inventada por ele era ter sido amante de Marilyn Monroe.

• A Bíblia Satânica até hoje está em catálogo. A igreja ainda existe e um de seus reverendos é o roqueiro Brian Warner, mais conhecido como Marilyn Manson.

• LaVey conseguiu atrair várias personalidades para a sua seita, entre elas o cantor Sammy Davis Jr.

Continua após a publicidade

• Foi cremado ao morrer. Suas cinzas foram divididas entre membros da igreja para uso em rituais satânicos.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.