Como cortar seu próprio cabelo
Faltou dinheiro? Deu preguiça de ir ao salão? Bateu uma súbita inspiração estética? Antes de arriscar, siga as dicas dos cabeleireiros profissionais
1. Cabelo seco
Cortar os cabelos com eles molhados parece dar uma segurança maior. Mas quando os fios secam, eles ficam mais curtos, e a forma também muda. O mais indicado é lavar, secar e finalizar como você sempre faz para depois começar a cortar. Assim você consegue ver o tamanho do desastre – digo, do sucesso – enquanto ele está acontecendo.
2. Pente-fino
Se a ideia é só tirar o excesso, use um pente pequenininho (daqueles que vendem no camelô) para alinhar os fios seguindo o formato do seu último corte. Mas se você quer um corte mais descontraído, os pentes de dentes mais largos e com espaço maior entre eles não seguram tão bem os fios e provocam um desalinho charmoso.
3. Mãos de tesoura
Tesouras com uma das lâminas serrilhada facilitam o alinhamento dos fios e são as mais indicadas para os iniciantes. Já as de fio navalha deixam o cabelo esvoaçante e mais natural – mas as lâminas são afiadas e muito sensíveis ao toque. Se você não tem medo de ser feliz, pode tentar usar a navalha (mas só se tiver cabelo liso – nos cacheados o risco de o corte ficar sem forma é bem grande).
Para cortar a franja
1. Trace uma linha diagonal da metade de cada sobrancelha em direção ao topo da cabeça. O que sobrar é a sua franja.
2. Pra deixar a franja mais densa, alinhe com o pente fino e corte com a tesoura reta, na horizontal, junto ao rosto.
3. Para deixar ela cair de lado sobre o rosto, corte com a pontinha da tesoura em zigue-zague entre a ponta do nariz e o lábio superior.
Para alterar o comprimento
1. Divida os cabelos em duas partes: uma na frente e outra atrás. Incline o queixo para baixo até encostá-lo no peito.
2. Imagine uma linha horizontal na altura do que deseja eliminar, posicione a tesoura e vá cortando de um lado para outro, devagar.
3. Na parte de trás, o jeito é dividir a cabeleira, colocar cada metade sobre um dos ombros e passar a tesoura.
Para os rapazes que usam máquina e querem tirar um pouco do excesso nas laterais, a dica é pentear o cabelo de modo que ele encoste na orelha e, com a extremidade do aparelho, fazer o contorno suavemente até chegar ao limite desejado.
Fontes: Henrique Ribeiro, Atelier Henrique Ribeiro; Criadores de imagem: Construindo cabeleireiros de sucesso, Renato Fuzz (Fuzz Criadores de Imagem, 2009)