Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O poder do branded content

Por Estúdio ABC
Atualizado em 4 nov 2016, 19h16 - Publicado em 20 jul 2016, 22h30

No mundo todo, grandes marcas têm redobrado seus investimentos em branded content para construção de imagem e promoção de produtos. Diferentemente da publicidade tradicional, o conteúdo propicia às marcas uma interação mais orgânica com a audiência, menos interruptiva e necessariamente baseada em uma relação de confiança e transparência.

Não é de se estranhar que Netflix e HBO, dois dos mais renomados especialistas na produção de conteúdo, apostem em branded content para promover suas séries. No ano passado, a HBO buscou a parceria do Abril Branded Content – estúdio da Editora Abril especializado em produzir e definir estratégias de conteúdo para marcas – na divulgação de O Hipnotizador. Em março deste ano foi a vez da Netflix noticiar, com a ajuda do estúdio, a estreia da quarta temporada de House of Cards.

As ações para ambas as marcas foram divulgadas com grande repercussão nas plataformas das marcas Veja, Superinteressante, Veja São Paulo e HuffPost Brasil. “Para prender a atenção dos fãs de um seriado já consagrado é preciso ir além do óbvio. Todo conteúdo que a gente produz tem foco na audiência. É conteúdo relevante, útil, informativo, muitas vezes divertido, pensado para ser compartilhado. Sempre é possível conseguir uma pauta interessante e formatá-la de um jeito que o público goste”, explica Thiago Araújo, gerente digital do estúdio.

Netflix

Pela primeira vez, Veja participou de uma ação co-branded para lançar a nova temporada de House of Cards. E a estreia na associação da revista de maior circulação nacional com uma outra marca veio com impacto: uma capa com o presidente Francis J. Underwood – personagem de Kevin Spacey na série – divulgada nas plataformas digitais do título: Facebook, Twitter e Instagram.

O exercício foi imaginar como seria uma capa da revista se Frank Underwood fosse um personagem real, em campanha para se reeleger à presidência dos Estados Unidos, um trabalho conjunto entre a redação de Veja e o Estúdio ABC.  A repercussão foi impressionante: mais de 1 e meio milhão de pessoas foram alcançadas, 35 mil engajamentos, entre likes, compartilhamentos e outras reações, sendo mais de 80% delas positivas. E o objetivo principal foi alcançado, já que 71% dos leitores que reagiram entenderam de primeira a mensagem; e mais, ajudaram outras pessoas a entender, aumentando a abrangência do conteúdo e sua repercussão.

Continua após a publicidade

HBO

Hipnose na Superinteressante

Às vésperas do lançamento de O Hipnotizador, a HBO quis colocar o tema central da série na pauta. O Estúdio ABC produziu quatro peças de publicidade nativa abordando a hipnose de acordo com a linha editorial de cada marca. Na revista e no site de Superinteressante, uma reportagem esclareceu as aplicações atuais da técnica e como sua eficácia foi cientificamente comprovada. Veja São Paulo apresentou, na revista e no site, os tratamentos de saúde baseados em hipnose disponíveis na capital.

Em VEJA.com, uma timeline mostrou como a técnica deixou de ser considerada charlatanice e passou a ser utilizada como recurso no tratamento de quadros psicossomáticos. No HuffPost Brasil, uma lista de gifs hipnóticos divertiu os visitantes. Compartilhados nas redes sociais dos veículos e por influenciadores em seus perfis pessoais, a ação teve grande repercussão e ficou entre os conteúdos mais visitados das marcas durante o período em que esteve em destaque: foi o terceiro conteúdo mais visto da seção Ciência de Superinteressante na semana de publicação.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.