Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

11 figuras históricas que falaram besteira e pagaram um micão

Só porque estas figuras entraram para a história, não significa que uma vez ou outra não tenham falado grandes besteiras

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 22 fev 2024, 10h12 - Publicado em 19 jul 2017, 15h18
(Elder Galvão/Mundo Estranho)


LEE DEFOREST (1873-1961)
Quem foi
Cientista que desenvolveu o rádio e protótipos de televisão
Ano da declaração 1957

Com mais de 180 inventos patenteados, este norte-americano era respeitado no meio científico. Fez várias previsões – algumas acertadas, como o futuro sucesso de um aparelho parecido com o micro-ondas. Mas achava que a TV não seria bem aceita e, em 1957, disse a frase acima. Doze anos depois, a Apollo 11 pôs fim à sua convicção.

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

ADOLF HITLER (1889-1945)
Quem foi
Ditador alemão
Ano da declaração 1941

Cuidado com a soberba, bigodudo! Quando deu essa declaração, Hitler já havia tomado metade da Europa e ocupava a costa da França. Além disso, a Inglaterra havia demorado para se organizar. O primeiro-ministro Winston Churchill (1874-1965) chegara ao poder só em 1940 e os ingleses viviam com medo de uma invasão. Mas, como a história prova, o carrasco nazista fracassou. O führer também achou que dominaria Moscou, outra cidade que Napoleão tentou tomar no século 19.

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

IRIVING FISHER (1867-1947)
Quem foi
Professor de economia da Universidad de Yale
Ano da declaração 1929

Continua após a publicidade

Bastaram três dias para derrubar a análise de Fisher, uma das primeiras celebridades da mídia a fazer previsões financeiras. Em 24 de outubro, data que ficou famosa como Quinta-Feira Negra, a Bolsa de Valores de Nova York sofreu uma queda que lançou os EUA na depressão econômica mais severa do século 20. O país levou uma década para superar a crise.

 

 

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

THOMAS WATSON (1874-1956)
Quem foi
Presidente da IBM
Ano da declaração 1943

Continua após a publicidade

KEN OLSON (1926-2011)
Quem foi 
Presidente-fundador da Digital Equipment Corp.,
Ano da declaração 1977

A afirmação de Watson é até compreensível: na época, os computadores tinham o tamanho de uma casa e praticamente só serviam para cálculos. Em teoria, seu futuro estava nas empresas. Mas, 30 anos depois, já invadiam os lares. Pior foi Olson: sua previsão é de 1977, quando os aparelhos eram menores e Steve Jobs já havia até lançado o Apple II.

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

EDWARD LEWIS (1900-1980)
Quem foi
Presidente da gravadora Decca
Ano da declaração 1962, ao dispensar os Beatles

O empresário Brian Epstein lutou para conseguir que essa tradicional gravadora britânica contratasse o quarteto de Liverpool. O grupo, ainda em início de carreira e com Pete Best na bateria, tocou 15 faixas para os executivos (incluindo “Bésame Mucho”), mas foi rejeitado. No ano seguinte, lançou “Please, Please Me” e nunca mais saiu das paradas de sucesso.

Continua após a publicidade

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

AUGUSTO PINOCHET (1915-2006)
Quem foi
Ditador chileno
Ano da declaração 1980

O general Pinochet tomou o poder em 1973 e só largou o osso em 1988. Quando notícias de torturas e desaparecimentos de prisioneiros políticos já rodavam o mundo, o tirano veio com esse bizarro argumento a favor da repressão. Ele só foi preso em 2000, na Inglaterra. Levado ao Chile, teve de responder às acusações dos crimes de seu governo.

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

FERDINAND FOCH (1851-1929)
Quem foi
Marechal e professor de Estratégia da Escola Superior de Guerra da França
Ano da declaração 1911

Continua após a publicidade

Na época, a Itália usava aviões num conflito com a Turquia, mas geralmente só para reconhecer o território. Foch se consagrou na 1ª Guerra Mundial, porém, já em 1915, a história o fez engolir suas palavras. Os ingleses lançaram o Vickers F.B. 5 Gunbus, primeira nave projetada para lançar bombas. Logo no ano seguinte, a França seguiu a tendência.

 

 

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

FRANKLIN D. ROOSEVELT JR. (1914-1988)
Quem foi 
Quinto filho do presidente Roosevelt,
Ano da declaração 1960, referindo-se a John F. Kennedy (1917-1963) 

Continua após a publicidade

Na época, ainda era difícil levar a sério um político jovem como o senador JFK, candidato ao maior cargo dos EUA. Pra piorar, seu adversário era Richard Nixon, que ainda era extremamente respeitado e popular. Mas Kennedy venceu no mesmo ano e assumiu em janeiro seguinte.

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

RICHARD NIXON
Quem foi
Ex-presidente dos EUA
Ano da declaração 1977, após o escândalo Watergate

Denegrido pelas denúncias na imprensa de que sua equipe investigava, por baixo dos panos, adversários políticos e movimentos sociais, Nixon se viu forçado a renunciar ao cargo em 1974. Três anos depois, numa entrevista ao jornalista David Frost, ele até teve a chance de pedir perdão, mas soltou essa pérola da canalhice. (Deposto, sim. Arrependido, jamais!). Essa polêmica entrevista inspirou o filme Frost/Nixon, indicado ao Oscar em 2009.

 

(Elder Galvão/Mundo Estranho)

WILLIAM LEAHY (1875-1959)
Quem foi
 Membro do Projeto Atômico dos EUA
Ano da declaração 1939

Leahy não gostava da pesquisa porque considerava a arma perigosa demais. Entretanto, tinha certeza de que a coisa não iria longe. Quando a bomba ficou pronta, ele se posicionou contra o uso em Hiroshima e Nagasaki. Foi voto vencido. E a bomba que ele achou que nunca sairia do papel povoaria o imaginário do planeta desde então.

 

FONTES Livros Future Babble – Why Experts Predictions Fail, de Dan Gardner, e What’s Wrong with Expert Predictions, de Robin Hanson, Philip Tetlock, Dan Gardner e Bruce Bueno

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.