A história da publicação de Harry Potter no Brasil
A Pedra Filosofal saiu no Brasil em 2000, e até hoje a Rocco relança as obras da saga com novas capas; você tem todas?

A série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling, já tem mais de 20 anos. O primeiro livro saiu em 1997 na Inglaterra e em 2000 no Brasil, quando o hype começou a se propagar devido ao anúncio da adaptação cinematográfica (que começou as filmagens em 2000 e foi lançada em 2001).
Desde esse primeiro lançamento, quem detém os direitos das obras de ficção de Rowling é a Rocco, com outras editoras lançando guias de referência paralelos. Vamos relembrar tudo que já saiu por aqui?
Para começar, tem a coleção original, que foi lançada a partir do ano 2000 e encerrada em 2007. Muita gente foi apresentada à saga com esses livros.

Essas edições com capa branca saíram em 2012.

Essa coleção, de 2015, apenas renovou a arte da capa.

Esse box, também de 2016, compilou a coleção que saiu naquele ano.

Em 2016 também saiu o box reunindo a coleção de capa branca.

O roteiro da peça Harry Potter e A Criança Amaldiçoada também saiu em 2016.

As edições ilustradas, com maior tamanho e papel de melhor qualidade, começaram a sair em 2016. Atualmente, a Rocco publicou até O Prisioneiro de Azkaban.

Essa coleção com capa dura e arte minimalista saiu em 2017.

Vamos falar de guias de referência? A coleção Guia Cinematográfico, com quatro livros que faziam perfis dos protagonistas usando imagens dos filmes, saiu em 2017 e também foi reunida num box.

A partir de 2014, começaram a sair pela editora Panini os guias de referência com fotos dos filmes e informações gerais sobre a série.

– (Galera Record; Panini/Reprodução)
Em 2015, a editora Panini publicou A Magia do Cinema, contando como foi a produção visual dos filmes e trazendo fac-símiles de alguns itens vistos na tela.

O livro fez tanto sucesso que, a partir de 2016, a Panini transformou A Magia do Cinema numa série de guias de referência com três volumes, o último lançado em 2018.

E, em 2017, a Galera Record publicou O Livro das Varinhas, um guia visual com todas as varinhas usadas nos filmes:

Agora, vamos falar de Animais Fantásticos. A primeira edição saiu pela Rocco em 2001, junto com Quadribol Através dos Séculos.

E em 2008 a Rocco lançou Os Contos de Beedle, O Bardo.

Em 2017, a editora relançou os três livros individualmente com capas novas e os reuniu em um box chamado Biblioteca Hogwarts.

A partir de 2016, pegando carona no filme que saiu naquele ano, a Rocco lançou um guia dos personagens (2016), o roteiro original do longa (2017) e uma nova versão do livro original ilustrada e com capa dura (2017).

Outras duas editoras publicaram guias de referência de Animais Fantásticos em 2016. A Casa dos Livros publicou uma edição luxuosa chamada A Maleta de Criaturas e um livro de bastidores, enquanto a Galera Record publicou um “scrapbook” (livro de referência com fac-símiles).
