Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Andorinha voando baixo é mesmo sinal de chuva?

Em certos casos, sim. Na verdade, a altura do vôo das andorinhas é guiada pelo apetite: elas vão para onde houver mais insetos, seu prato preferido. Ocorre que a chuva realmente influencia no deslocamento da refeição desses pássaros. “Quando a tempestade está a três ou quatro quilômetros de distância, uma corrente de ar quente e […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h57 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Em certos casos, sim. Na verdade, a altura do vôo das andorinhas é guiada pelo apetite: elas vão para onde houver mais insetos, seu prato preferido. Ocorre que a chuva realmente influencia no deslocamento da refeição desses pássaros. “Quando a tempestade está a três ou quatro quilômetros de distância, uma corrente de ar quente e úmido empurra os insetos para cima, levando os pássaros para as camadas superiores”, afirma o ornitólogo (especialista em aves) Johan Dalgas Frisch, autor do livro Aves Brasileiras. Pouco antes das primeiras pancadas de chuva, porém, as correntes diminuem e os insetos se concentram junto ao solo.

Nessa hora, o banquete a baixa altitude fica ainda mais atraente para as comilonas andorinhas porque, durante o verão, cupins e formigas com asas percebem as alterações climáticas e saem para iniciar a revoada de acasalamento. “Para esses insetos é o momento ideal para a reprodução, porque a água da chuva que está chegando amaciará a terra e facilitará a construção dos ninhos”, diz Frisch. O apetite das andorinhas é insaciável: algumas devoram mais de 2 000 insetos por dia. Tanta fome leva certas espécies – como as andorinhas azuis – a migrarem 24 000 quilômetros para fugir da falta de alimentos durante o inverno na América do Norte. De dezembro a fevereiro, mais de 100 milhões desses pássaros aproveitam o calor e a fartura de insetos no Brasil. De quebra, dão uma forcinha na previsão meteorológica.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.