Como alguém consegue prender a respiração por 20 minutos?
Conheça as técnicas que permitiram a um recordista permanecer 20 minutos debaixo d'água sem respirar
ILUSTRA Raul Aguiar
PERGUNTA Thales Nassif, Atibaia, SP
Com muito treino e várias técnicas. Uma pessoa comum consegue ficar entre dois e três minutos sem ar. Depois disso, a falta de oxigenação no cérebro causa um desmaio – um mecanismo de proteção do corpo que faz o indivíduo voltar a respirar espontaneamente.
Para driblar essa regra do organismo humano, recordistas em mergulho em apneia (ficar submerso sem realizar movimentos) apostam em métodos que ajudam a armazenar mais ar nos pulmões e que melhoram a concentração – já que a atividade cerebral também consome oxigênio.
Até hoje, apenas um mergulhador conseguiu ultrapassar os 20 minutos. Em 2012, o dinamarquês Stig Severinsen, de 42 anos, entrou para o Guinness Book após ficar 22 minutos debaixo d’água. Entenda a seguir como é a técnica.
+ De onde vem o oxigênio que respiramos?
+ Se baleia respira oxigênio, porque ela morre quando encalha na praia?
ANTES DE MAIS NADA
Antes do mergulho, é preciso fazer uma hiperventilação com oxigênio para livrar o pulmão de outros gases. E o lugar do desafio é escolhido com cuidado: água morna ajuda a segurar a respiração. Quanto mais fria, mais rápido a pessoa perde o fôlego.
MEIO HOMEM, MEIO PEIXE
Alguns mergulhadores têm uma predisposição genética rara de capacidade pulmonar, que chega até 14 litros – enquanto o pulmão de uma pessoa comum suporta de 5 a 6 litros. Mas mesmo os que têm essa vantagem ainda precisam praticar atividades de expansão torácica, que consiste em trabalhar a respiração (enchendo e esvaziando o peito) diariamente.
MERGULHO NO CÉREBRO
O silêncio debaixo d’água e o esforço ao prender a respiração fazem com que você foque no que se passa em sua mente. É por isso que os mergulhadores têm sessões de meditação e ioga, que melhoram a concentração e ajudam a controlar os nervos, a ansiedade e evitar até os ataques de pânico.
HAJA ABDOMINAL
Depois de um tempo submerso, os músculos começam a se contrair ou sofrer alguns espasmos. Para dominar esses “tiques do diafragma”, é preciso ter bom preparo físico. Uma das técnicas utilizadas é o fortalecimento abdominal. Os profissionais trabalham a respiração em áreas separadas e específicas do abdômen.
+ Quais são os limites de sobrevivência do corpo humano?
Inspire e expire
Use um dos treinamentos dos mergulhadores para melhorar a sua respiração no dia a dia.
(Se for praticar apneia debaixo d’água, faça-o acompanhado por um profissional)
1) Sente-se de pernas cruzadas. Mantenha a coluna reta e os membros relaxados
2) Inspire e conte os segundos em que o ar entra em seus pulmões
3) Solte o ar devagar (pelo nariz) e tente usar o dobro do tempo que levou para expirar
4) Repita o exercício durante cinco minutos diariamente
FONTES Sites Guinness World Records, Breatheology, Discovery Channel, NATIONAL GEOGRAPHIC, TEDx Copenhagen (Stig Severinsen), e livro Breathology – The Art of Conscious Breathing, de Stig Avall Severinsen