Como alguém consegue prender a respiração por 20 minutos?
Conheça as técnicas que permitiram a um recordista permanecer 20 minutos debaixo d'água sem respirar

ILUSTRA Raul Aguiar
PERGUNTA Thales Nassif, Atibaia, SP
Com muito treino e várias técnicas. Uma pessoa comum consegue ficar entre dois e três minutos sem ar. Depois disso, a falta de oxigenação no cérebro causa um desmaio – um mecanismo de proteção do corpo que faz o indivíduo voltar a respirar espontaneamente.
Para driblar essa regra do organismo humano, recordistas em mergulho em apneia (ficar submerso sem realizar movimentos) apostam em métodos que ajudam a armazenar mais ar nos pulmões e que melhoram a concentração – já que a atividade cerebral também consome oxigênio.
Até hoje, apenas um mergulhador conseguiu ultrapassar os 20 minutos. Em 2012, o dinamarquês Stig Severinsen, de 42 anos, entrou para o Guinness Book após ficar 22 minutos debaixo d’água. Entenda a seguir como é a técnica.
+ De onde vem o oxigênio que respiramos?
+ Se baleia respira oxigênio, porque ela morre quando encalha na praia?
ANTES DE MAIS NADA
Antes do mergulho, é preciso fazer uma hiperventilação com oxigênio para livrar o pulmão de outros gases. E o lugar do desafio é escolhido com cuidado: água morna ajuda a segurar a respiração. Quanto mais fria, mais rápido a pessoa perde o fôlego.
MEIO HOMEM, MEIO PEIXE
Alguns mergulhadores têm uma predisposição genética rara de capacidade pulmonar, que chega até 14 litros – enquanto o pulmão de uma pessoa comum suporta de 5 a 6 litros. Mas mesmo os que têm essa vantagem ainda precisam praticar atividades de expansão torácica, que consiste em trabalhar a respiração (enchendo e esvaziando o peito) diariamente.
MERGULHO NO CÉREBRO
O silêncio debaixo d’água e o esforço ao prender a respiração fazem com que você foque no que se passa em sua mente. É por isso que os mergulhadores têm sessões de meditação e ioga, que melhoram a concentração e ajudam a controlar os nervos, a ansiedade e evitar até os ataques de pânico.
HAJA ABDOMINAL
Depois de um tempo submerso, os músculos começam a se contrair ou sofrer alguns espasmos. Para dominar esses “tiques do diafragma”, é preciso ter bom preparo físico. Uma das técnicas utilizadas é o fortalecimento abdominal. Os profissionais trabalham a respiração em áreas separadas e específicas do abdômen.
+ Quais são os limites de sobrevivência do corpo humano?
Inspire e expire
Use um dos treinamentos dos mergulhadores para melhorar a sua respiração no dia a dia.
(Se for praticar apneia debaixo d’água, faça-o acompanhado por um profissional)
1) Sente-se de pernas cruzadas. Mantenha a coluna reta e os membros relaxados

2) Inspire e conte os segundos em que o ar entra em seus pulmões

3) Solte o ar devagar (pelo nariz) e tente usar o dobro do tempo que levou para expirar

4) Repita o exercício durante cinco minutos diariamente
FONTES Sites Guinness World Records, Breatheology, Discovery Channel, NATIONAL GEOGRAPHIC, TEDx Copenhagen (Stig Severinsen), e livro Breathology – The Art of Conscious Breathing, de Stig Avall Severinsen
Especialistas assinam documento de Senciência em Crustáceos, que afirma que esses animais sentem dor
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Infográfico: em qual mês nascem mais pessoas no Brasil?
Como o Spotify Wrapped calcula a “idade musical” do ouvinte?
Que horas são em Marte? Cientistas chegam à resposta mais precisa até agora







