Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super por apenas 5,99

Como é feita uma pesquisa de opinião?

Por Luiz Fujita
3 jun 2009, 19h05 • Atualizado em 22 fev 2024, 11h35
  • 679px-Question_mark_alternate_inverted

    Uma pesquisa simples, com poucas questões e entrevistados, custa em média 40 reais por questionário

    Primeiro, o cliente reúne-se com a empresa de pesquisa e passa um briefing – ou seja, especifica precisamente o que ele quer saber. Por exemplo, um cliente pode querer lançar uma nova revista de games e encomenda uma pesquisa para saber qual a preferência nacional: Wii, PS3 ou Xbox. A partir do briefing, a empresa de pesquisa define as áreas e grupos de pessoas que devem ser pesquisadas, assim como as perguntas dos questionários (Que jogo prefere? Possui algum? Gosta de ler sobre games?). No caso dos games, o foco seria o público jovem, e não pessoas da terceira idade. As entrevistas são feitas, em geral, por e-mail, telefone ou pessoalmente, o chamado face-a-face. Além de catar a galera na rua, o e-mail seria uma boa opção no caso da pesquisa sobre games, já que é mais barato e os jogadores de videogame geralmente usam a internet. Terminado o trabalho de campo, as respostas de todos os questionários são digitadas duas vezes no computador, por pessoas diferentes, para garantir que não haverá erros. Feito isso, todos os dados são compilados por um software, que disponibiliza cálculos, porcentagens e gráficos. Enquanto rola a análise dos dados, o instituto volta a 20% das casas dos entrevistados. “Isso serve para certificar que os pesquisadores realmente visitaram as casas e aplicaram os questionários”, diz Márcia Cavallari, diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope. Por fim, o instituto de pesquisa faz uma apresentação final para o cliente, na qual explica o que é possível concluir dos resultados. Por exemplo, sabendo qual é o game preferido e onde ele faz mais sucesso, além de quanta gente lê revistas de games, o cliente pode decidir se lança ou não a sua revista.

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
    Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    PRORROGAMOS BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.