De olho na retaguarda
Como a sala do cofre bloqueia a visão do motorista, o carro-forte tem uma câmera de vídeo instalada na traseira, cuja imagem aparece em uma tela no painel. Ela tem função dupla: funciona como um espelho retrovisor e permite ao motorista checar se alguém o segue. As janelinhas laterais blindadas também ajudam a observar os arredores
Ultraprotegido
O final do furgão é uma sala .isolada, com acesso por uma porta atrás dos bancos traseiros – que só abre com chave ou,nos modelos mais modernos, com uma senha de segurança. Na salinha, há um cofre, que exige outra chave (caso contrário, dispara um alarme). É lá dentro que ficam as riquezas transportadas
– Os pneus também podem ser reforçados a pedido do cliente
– Esses veículos não costumam receber a blindagem máxima porque isso os tornaria muito lentos caso precisem fugir
Positivo operante
Há lugares para quatro pessoas – geralmente, a equipe de transporte de valores é composta de dois seguranças, o motorista e o chefe da equipe. Todos usam colete à prova de balas e carregam armas. Nas laterais do carro-forte, há aberturas na lataria para que os vigilantes possam abrir fogo no caso de uma emergência
– Carros-fortes podem circular pelas calçadas do centro de São Paulo, por exemplo. Mas é só isso: todas as outras leis de trânsito devem ser respeitadas
Casca grossa
Carros-fortes são feitos sob encomenda. Por questões de segurança, os fabricantes não revelam o material usado na construção. Mas sabe-se que a lataria é reforçada com chapas de aço e produtos especiaise recebe blindagem de nível 3 (ou seja, só não resiste a tiros de fuzis perfurantes)
FONTES Companhia de Engenharia de Tráfego (SP); sites G1, R7 e Globo.com