Como eram os primeiros combates aéreos?
Os ataques aéreos surgiram como tática militar no final de 1911, durante a Guerra Ítalo-Turca, travada por interesses coloniais no norte da África. Aviões italianos lançaram explosivos contra alvos perto de Trípoli (na atual Líbia), inaugurando a era dos bombardeios. É possível que nessa mesma época tenha havido o primeiro embate entre dois aviões – […]
Os ataques aéreos surgiram como tática militar no final de 1911, durante a Guerra Ítalo-Turca, travada por interesses coloniais no norte da África. Aviões italianos lançaram explosivos contra alvos perto de Trípoli (na atual Líbia), inaugurando a era dos bombardeios. É possível que nessa mesma época tenha havido o primeiro embate entre dois aviões – na verdade, uma exótica troca de tiros de revólver entre pilotos inimigos que casualmente se encontraram no ar. Isso teria acontecido no começo da Revolução Mexicana (1910-1920), embora os historiadores ainda não tenham uma comprovação definitiva. Os primeiros combates realmente documentados só ocorreram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No início do conflito, os pilotos europeus atiravam uns contra os outros com pistolas e fuzis, pois seus aeroplanos eram frágeis demais para suportar o peso de uma arma maior. Também não havia táticas definidas e muitas vezes o combate se limitava ao emprego de manobras ousadas para forçar o inimigo a pousar.
“Em agosto de 1914, uma esquadrilha com três aviões britânicos surpreendeu um aeroplano alemão fazendo um vôo de reconhecimento na Bélgica. Apesar de não terem atirado, os britânicos obrigaram o piloto alemão a aterrissar e queimaram o avião dele”, diz o historiador alemão Thomas Wilberg. Mas seria uma questão de meses até que os duelos aéreos ficassem mortais. Em outubro de 1914, um avião francês derrubou um avião alemão de reconhecimento depois de metralhá-lo. “Desde o começo da Primeira Guerra, estava claro que esses encontros iriam acontecer e os franceses tomaram a iniciativa de adaptar armas aos seus aviões maiores”, afirma o historiador militar inglês Christopher Chant. Durante o conflito, surgiria o mais famoso piloto de combate de todos os tempos, o alemão Manfred von Richthofen, conhecido como “Barão Vermelho” por causa da cor do seu avião. Manfred começaria a lutar no ar em 1916 e ao longo da Primeira Guerra abateria cerca de 80 inimigos.
Mergulho para ficar atrás do avião inimigo foi uma das manobras pioneiras
Diferenças de equipamento
Os projetistas dos primeiros aviões de combate faziam modelos com uma asa (monoplanos) ou mais (triplanos e biplanos), em busca do melhor desempenho. Alguns aviões levavam só o piloto, outros também um artilheiro
Encontro surpresa
No início da Primeira Guerra, os aviões eram usados basicamente em atividades de reconhecimento das posições inimigas, ajudando a orientar ataques de artilharia. Nessa época, os combates aéreos não tinham qualquer planejamento e ocorriam quando aviões rivais se encontravam por acaso, ao sobrevoar o campo de batalha
Artilharia sincronizada
No início, os pilotos usavam pistolas e fuzis para acertar os inimigos, atirando com muito cuidado para não danificar a própria hélice. Para instalar metralhadoras fixas nos aviões, projetistas criaram dispositivos mecânicos que sincronizavam os disparos à rotação da hélice, evitando danificá-la
Curva decisiva
Uma das primeiras manobras em combates aéreos ficou conhecida como “Curva de Immelman”, uma homenagem ao aviador alemão que a teria criado. Assim que avistava um avião inimigo vindo ao seu encontro, o piloto executava três passos:
1. Primeiro ele dava um mergulho acentuado, tentando passar sob o avião inimigo e evitando ser atingido por ele
2. Depois, era preciso fazer uma acrobacia, virando em torno do próprio eixo. Ao mesmo tempo, o piloto corrigia a trajetória para subir
3. Ao terminar a “curva” radical, o piloto se posicionava atrás do rival, podendo atirar livremente contra o inimigo sem que este conseguisse revidar
Na livraria:
Fighter Missions, Bill Gunston e Lindsay Peacock, Salamander Books, 1988
Na internet:
Nos primeiros bombardeios, aviadores jogavam explosivos com as mãos
Bombardeios aéreos já haviam ocorrido antes da Primeira Guerra, mas foi só durante esse grande conflito que eles ganharam importância. Entre agosto e novembro de 1914, aviadores franceses e ingleses bombardearam várias vezes bases de dirigíveis alemães. Nos ataques, bombas pesando 10 quilos eram lançadas manualmente pelo piloto ou algum auxiliar. Apesar da limitadíssima precisão, na época as missões foram consideradas bem-sucedidas.