Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como fazer um jogo de tabuleiro?

Se você já varreu o território de Dudinka com um exército de 30 pecinhas, já acusou o Coronel Mostarda de assassinato usando um candelabro ou já controlou hotéis na avenida Atlântica, então já teve um jogo de tabuleiro na vida. Agora, você alguma vez imaginou como é que se cria um War, um Detetive ou […]

Por Fabiano Onça
Atualizado em 22 fev 2024, 11h13 - Publicado em 18 abr 2011, 18h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se você já varreu o território de Dudinka com um exército de 30 pecinhas, já acusou o Coronel Mostarda de assassinato usando um candelabro ou já controlou hotéis na avenida Atlântica, então já teve um jogo de tabuleiro na vida. Agora, você alguma vez imaginou como é que se cria um War, um Detetive ou um Banco Imobiliário?

    Publicidade

    Dá trabalho, mas não é tão difícil assim. “O segredo principal é ser maluco por jogos, é gostar de tudo que é lúdico”, afirma Mario Seabra, o pioneiro do segmento no Brasil e autor de ao menos 700 jogos publicados, entre eles o War II. Quanto mais cedo essa paixão começar, mais experiência você ganha para desenvolver uma boa idéia. “Eu me lembro de que desde os 10 anos eu criava meus jogos em cartolina e ficava tentando convencer meus parentes a jogar”, diz Mauricio Gibrin, que, junto com dois sócios, recentemente venceu um dos mais importantes torneios mundiais de criação de jogos, o concurso da ludoteca de Paris, na França.

    Publicidade

    Para conseguir colocar suas peças em ação e emplacar um jogo nas prateleiras, é bom entender primeiro todas as regras que estão no tabuleiro ao lado. Depois, é só começar a partida. Boa sorte!

    Mergulhe nessa

    Na Livraria:

    Publicidade

    The Game Inventor’s Guidebook – Brian Tinsman, Krause Publications, 2003

    Na Internet:

    Publicidade

    https://www.festadopeao.tk/

    https://www.ludomania.com.br/

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    https://www.origem.com.br

    A sorte está lançada
    Para ganhar seu jogo, você precisa ter uma idéia original, aceitar críticas e ser paciente

    Início

    Publicidade

    Partida

    Ter uma boa idéia é o começo de tudo. Boas sacadas podem vir de qualquer lugar: inspiradas em filmes, livros, viagens, coisas do cotidiano e, obviamente, de outros jogos. O importante é observar o tempo todo o que pode virar uma boa criação

    Avance

    No começo, você pode levar alguns meses para encaixar as idéias que formam um jogo. Mas com o tempo a criação flui melhor. Se você já anda treinando desenvolver projetos assim, tem mais chance de chegar ao final dessa partida

    Fique sem jogar

    Pensou num jogo em que é preciso posicionar exércitos nos continentes para conquistar o mundo? Então, perdeu esta rodada. Temas batidos com o do exemplo acima, já usado no War, são difíceis de emplacar. O mesmo vale para modificações de jogos existentes

    Aliado

    Duas cabeças pensam melhor que uma. Por isso, é melhor tocar o projeto com alguém que também goste de jogos. Ter idéias, todo mundo tem sozinho, mas é duro fazer o projeto andar sem um amigo que ajude a superar as dificuldades que vão aparecer

    Continua após a publicidade

    Avance

    Se você tem um braço direito com quem se entende bem, fica mais fácil imaginar quantas peças o jogo terá, o número de cartas, que tipo de tabuleiro será necessário… E tudo isso é essencial para pular para o próximo passo: montar um protótipo

    Fique sem jogar

    Você não aceita receber críticas? Mais uma vez vai ficar marcando passo. Nem sempre sua idéia “genial” parece tão bacana assim para seu parceiro de criação. Sem paciência e espírito aberto para aceitar novas sugestões, você vai ficar parado algumas rodadas no tabuleiro

    Testes

    Quando o jogo já está claro na sua cabeça, é hora de montar um protótipo, com peças e tabuleiro. Assim dará para ver a reação das pessoas que o utilizam. Nesses testes você vê o que agrada, as falhas e as regras confusas

    Avance

    Imagine um jogo de xadrez com fichinhas de papelão no lugar das peças moldadas. Não teria a mesma emoção, certo? Por isso, se na hora de montar seu protótipo você caprichou no acabamento das peças e do tabuleiro, pode seguir em frente

    Fique sem jogar

    Com o protótipo na mão, você chamou três pessoas, jogou uma ou duas partidas e ficou satisfeito. Grande erro! Você se deu mal de novo! O ideal é fazer dezenas de sessões de testes e com públicos diferentes — dos jogadores ocasionais aos inveterados

    Continua após a publicidade

    Contato

    Com o protótipo aprovado nos seus testes, você já pode vender a idéia para algum fabricante de jogos. Não adianta mandar logo de cara o protótipo. Envie primeiro um e-mail curto, perguntando se a empresa tem interesse naquele tipo de jogo

    Avance

    Antes de contatar o fabricante, você pesquisou bem para ver se não havia um produto igual ao seu? Se sim, parabéns! Avance para a próxima casa. As empresas recebem dezenas de projetos por mês e não gostam de perder tempo com idéias repetidas

    Fique sem jogar

    Você mal enviou sua idéia para o fabricante e já mandou vários e-mails atrás de uma resposta? Bola fora! É importante entender que a decisão de publicar um jogo é uma questão comercial que nem sempre depende só da qualidade do projeto. Insistir e cobrar só queima seu filme

    Reuniões

    Caso sua sugestão tenha sido bem recebida, você já tirou a sorte grande: as empresas recebem centenas de idéias por ano. Além de comemorar, prepare-se para explicar os detalhes do protótipo nas reuniões que serão convocadas pelo fabricante

    Avance

    As reuniões servem para ajustar o produto. Pode haver uma regra de que a empresa não tenha gostado ou a necessidade de destacar um aspecto do jogo. Entendendo isso como uma adequação às necessidades da companhia, você está perto da vitória

    Continua após a publicidade

    Fique sem jogar

    Você foi inflexível e não aceitou nenhuma sugestão do fabricante? Então, volte para a primeira casa, pois vai começar tudo de novo. Quem encara as mudanças pedidas como o “assassinato de uma idéia genial” dificilmente chega ao final do tabuleiro

    Dinheiro

    O passo final das negociações é o pagamento. O fabricante irá oferecer 5% do lucro líquido obtido com a venda do jogo para os lojistas. Quando são usados personagens licenciados (Disney, Super-heróis), o valor é de 3%

    Avance

    Na hora da negociação, é preciso manter os pés no chão. Esse percentual de 5% costuma ser padrão. Tire da cabeça o sonho de que vai enriquecer com uma única boa idéia para um jogo. Lembre-se: o ponto de chegada está próximo!

    Fique sem jogar

    O quê? Você não abre mão de uma patente para sua criação? Que azar! Derrapou na casa final! Cada um deve agir como achar melhor, mas essa exigência é arriscada. Patente custa caro, demora e sua criação pode ser facilmente alterada — o que elimina um possível plágio

    Fim

    Fim de jogo

    Parabéns, você conseguiu! Só é preciso paciência para ver seu jogo nas prateleiras — o que demora cerca de um ano. Agora, se você ficou preso em alguma casa pelo caminho, não desanime. Criar um jogo, independentemente de ele ser publicado, é uma recompensa pessoal, um grande exercício para a imaginação

    Continua após a publicidade
    Cartadas numéricas

    • Empresas como a Grow recebem até 500 projetos de jogos por ano, sendo que muitas vezes lançam apenas um deles

    • Nos Estados Unidos, esse setor movimenta 2,4 bilhões de dólares por ano. No Brasil, o número é bem menor: em 2003, foram 98 milhões de reais

    • O jogo mais popular de todos os tempos é Monopoly, lançado no Brasil com o nome de Banco Imobiliário. Estima-se que 500 milhões de pessoas no mundo já o jogaram

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.