Foi preciso 22 anos e o trabalho de milhares de operários e animais (incluindo elefantes) para erguer o complexo, composto por três edifícios, quatro torres e gigantescos jardins, totalizando 17 mil m2. O mausoléu (mostrado na imagem) foi construído para abrigar o corpo da rainha Mumtaz Mahal em Agra, norte da Índia. Preferida do rei Shah Jahan entre sete esposas, era influente a ponto de convencê-lo a não ter filhos com as outras mulheres e a construir para ela uma tumba tão grandiosa quanto as outras da família real.
Mumtaz morreu em 1631 e a construção começou no ano seguinte. Em 1654, assim que o Taj Mahal (“coroa de Mahal”, em persa) ficou pronto, o rei foi deposto pelo filho. Jahan passou mais 12 anos preso até morrer. Em 1666, foi enterrado ao lado da rainha Mumtaz – quebrando a simetria arquitetônica do local, já que a tumba dela estava no centro. Atualmente, o complexo recebe 2 milhões de turistas por ano.
MONUMENTO APAIXONADO
Conjunto arquitetônico é uma das sete maravilhas do mundo moderno
ESQUELETO DE BARRO
O mausoléu, os minaretes e os edifícios laterais foram construídos com tijolos comuns, encaixados em forma de círculos concêntricos. A estrutura é coberta por placas de mármore branco decorado com pedras preciosas e semipreciosas – uma inovação, já que os grandes mausoléus indianos da época eram revestidos de uma pedra avermelhada
PEDRAS PRA QUE TE QUERO
As pinturas e as caligrafias eram aplicadas no mármore antes de as pedras serem colocadas. Nas paredes, há elementos da arte islâmica, como trechos do Alcorão, desenhos geométricos, plantas e flores. Tudo decorado com mármore negro e 30 tipos de pedras, trazidas de lugares como China, Paquistão, Tibete, Afeganistão, Sri Lanka e Oriente Médio
TÚMULOS VAZIOS
No térreo, há tumbas decorativas em um salão com teto de mármore branco perfurado. Os corpos do rei e da rainha ficam em uma câmara no subsolo – cujo acesso é vetado aos visitantes. As tumbas vazias e as ocupadas são voltadas para Meca e a decoração no subsolo é simples como manda o Islã, com textos elogiando a rainha e recomendando sua alma. Cerca de 600 artesãos – alguns famosos, como o arquiteto turco Ustad Isa, o escultor indiano Chiranjilal e o calígrafo iraniano Amanat Khan – trabalharam na obra
TOPO ACEBOLADO
Quatro minaretes de 41 m de altura cercam o mausoléu. Eles foram dispostos de maneira que não derrubem o edifício central caso venham a cair. Mas é o domo de mármore branco que dá identidade ao Taj Mahal. Uma base cilíndrica de 7 m de altura suporta a abóbada de 35 m de altura
- A mesquita é usada ainda hoje. Às sextas-feiras, a visitação de turistas é fechada para não atrapalhar as orações
PAREDÃO PROFUNDO
Doado pelo marajá Jai Singh, que em troca ganhou um palácio em Agra, o terreno estava sujeito às cheias do rio Yamuna. Para garantir a estabilidade do mausoléu, seu terreno foi escavado até o fundo. Uma camada de pedras serviu de base e, sobre ela, foram construídas colunas. Por cima delas, mais pedras e terra. O conjunto de sustentação tem 50 m de altura
TRABALHO ANIMAL
Pelo menos 20 mil homens participaram da obra. Os pedreiros se apoiavam em estruturas provisórias de tijolo e usavam um sistema de roldanas para manipular o material. Milhares de mulas carregavam os tijolos e cerca de mil elefantes transportavam os blocos de mármore subindo por rampas de terra com quilômetros de extensão
TETÊ, TETERETÊ
Em 1972 (340 anos após a construção), Jorge Ben Jor lançou o hit “Taj Mahal”. Na letra, o músico diz que vai contar a história de amor entre o rei e a rainha, mas não cumpre a promessa…
Fontes Livros How It Works – Book of Incredible History, de Dave Harfield (editor), e The Complete Taj Mahal, de Ebba Koch, e site tajmahal.gov.in
Consultoria Vinay Lal, professor de história da Índia da Universidade da Califórnia
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