Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como foi o Massacre de Columbine?

Em 20 de abril de 1999, dois estudantes invadiram a escola secundária Columbine, nos EUA, e deixaram um rastro de 13 mortos e 21 feridos

Por Tiago Cordeiro
Atualizado em 13 mar 2019, 13h42 - Publicado em 18 abr 2017, 15h49
Como foi o atentado de Columbine?
(Daniel Rosini, Rodrigo Maroja e Tiago Cordeiro/Mundo Estranho)

Em 20 de abril de 1999, os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris concretizaram um plano macabro planejado há meses. “Hoje é o dia em que o mundo acaba”, Eric disse a Dylan.

A dupla invadiu a escola em que estudavam, na cidade de Littleton, Colorado, e abriu fogo contra outros estudantes, professores e funcionários. O pânico se instalou e a ação chamou atenção da mídia. O mundo inteiro acompanhou, estarrecido, imagens de jovens saindo aos prantos ou ensaguentados do colégio, enquanto pais desesperados, agentes da lei e ambulâncias os aguardavam do lado de fora.

O ataque durou cerca de uma hora, envolvendo armas de fogo e bombas caseiras. Terminou com 13 mortos, além do suicídio de Dylan e Eric. Mesmo após a morte dos carrascos, ainda havia estudantes escondidos nos armários da escola. Eles estavam paralisados de pavor.

No infográfico acima, cada cruz indica uma das vítimas. Os números ordenam o avanço dos assassinos e correspondem às legendas abaixo:

 

1) 11h14

A dupla coloca bombas na cafeteria e vai para o estacionamento. O plano é esperar a explosão e, na sequência, atirar nos estudantes e funcionários que fugissem correndo pela porta.

Continua após a publicidade

2) 11h19

Previstas para serem detonadas às 11h17, as bombas falharam. Os dois decidem voltar para a cafeteria. No caminho, atiram aleatoriamente em pessoas que estavam do lado de fora.

3) 11h24

Com Eric no comando, os atiradores entram na escola e ficam zanzando pelos corredores. Um professor é atingido e se arrasta para uma sala de ciências, onde morre.

Como foi o atentado de Columbine?
(Daniel Rosini/Mundo Estranho)

4) 11h29

Os assassinos chegam à biblioteca. Enquanto os alunos tentam se esconder embaixo das mesas, eles atiram várias vezes em cada vítima. Dez das 13 mortes acontecem aqui.

Continua após a publicidade
Como foi o atentado de Columbine?
(Daniel Rosini/Mundo Estranho)

5) 11h36

Eric e Dylan voltam à cafeteria e tentam, desta vez com sucesso, detonar uma das bombas. Enquanto isso, tomam água, apoiam as armas em uma mesa e conversam calmamente.

Como foi o atentado de Columbine?
(Daniel Rosini/Mundo Estranho)

6) 12h08

Enquanto a polícia começa a cercar o edifício, os atiradores voltam para dentro da biblioteca. A partir da janela, lançam uma descarga de balas na direção de agentes e paramédicos que estavam do lado de fora. Por fim, acuados, Eric e Dylan colocam a arma dentro da boca e atiram. A escola só é declarada totalmente segura às 16h30.

Continua após a publicidade
Como foi o atentado de Columbine?
(Daniel Rosini, Rodrigo Maroja e Tiago Cordeiro/Mundo Estranho)

OS ASSASSINOS

Dylan Bennet Klebold (1981-1999): Educado por uma família luterana de Lakewood, Colorado, era um estudante tímido, mas participativo, que ajudava a fazer manutenção no servidor dos computadores da escola.

Eric David Harris (1981-1999): Diagnosticado depois do incidente como um típico psicopata, nasceu em Wichita, Kansas, filho de um piloto da Força Aérea americana. Sociável, cuidava do visual e não perdia uma festa.

FONTES Filme Tiros em Columbine, de Michael Moore, 2002, e livro Columbine, de Dave Cullen, 2010

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.