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Como funciona o carro sem motorista do Google?

Veículo já está sendo testado nos EUA e deve estar à venda em 2020

Por Lucas Patrício
Atualizado em 22 fev 2024, 10h36 - Publicado em 9 set 2015, 18h02
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    AUTOESCOLA

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    O maior desafio é provar que a novidade é segura. A desconfiança é tanta que só cinco estados dos EUA permitem veículos sem motorista. Por isso, está rolando uma longa fase de testes. Os veículos já rodaram mais de 1,5 milhão de quilômetros em ambientes controlados e agora começam a circular em público

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    MAIS CARO QUE GASOLINA

    Para que o projeto vire realidade um dia, o custo é um fator importante. Mas por enquanto cada protótipo custa uma pequena fortuna. O carro utilizado em alguns dos testes, Toyota Pirus, custa cerca de R$ 100 mil no Brasil. Com a “tunagem tecnológica”, porém, o valor chega a R$ 400 mil. Devem estar à venda em 2020

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    QUE FEITIÇARIA É ESSA?

    O veículo é equipado com um sensor que usa raios laser para analisar os arredores o tempo inteiro, identificando onde estão os obstáculos. Então ele passa as informações para o computador de bordo, que toma as decisões com a ajuda de diversos outros recursos, como sinal de GPS e câmeras de vídeo

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    É CHUVA OU ALGUÉM CUSPIU?

    Os sensores ainda têm dificuldades em identificar variáveis comuns do trânsito, como um guarda pedindo para encostar, pedestre ameaçando atravessar a rua fora da faixa ou até mesmo chuva e neve. O Google, no entanto, garante que atualizações feitas até 2020 resolverão esses problemas

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    COMO ELE ENXERGA O MUNDO

    Caixas amarelas: pedestres

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    Caixas vermelhas: ciclistas

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    Caixas rosa: veículos

    Cerca verde: objetos que podem afetar a velocidade do carro

    Cerca vermelha: área de parada

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    Caminho verde: trajeto a ser seguido

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