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Como funciona o hovercraft?

AP1-88 Em inglês, o termo quer dizer algo como “embarcação que paira no ar” – e é exatamente isso que a máquina faz. “São veículos que, em vez de se apoiar no solo, flutuam sobre um colchão de ar pressurizado”, afirma o engenheiro naval Kazuo Nishimoto, da USP. Esse colchão é constantemente renovado por ventiladores […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h55 - Publicado em 18 abr 2011, 18h58
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  • AP1-88

    AP1-88

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    Em inglês, o termo quer dizer algo como “embarcação que paira no ar” – e é exatamente isso que a máquina faz. “São veículos que, em vez de se apoiar no solo, flutuam sobre um colchão de ar pressurizado”, afirma o engenheiro naval Kazuo Nishimoto, da USP. Esse colchão é constantemente renovado por ventiladores enormes e contido por uma espécie de saia flexível. Outro motor – a hélice ou a jato – fornece a propulsão horizontal. Por estar de fato no ar, o hovercraft desliza sem problemas sobre qualquer superfície (água, terra, neve ou areia movediça) a velocidades de até 150 km/h. O conceito é antigo, mas só em 1959 o inglês Christopher Cockerell conseguiu construir o primeiro hovercraft que realmente funcionava, feito pelo qual recebeu o título de Sir. Hoje, há hovercrafts de todos os tipos e tamanhos, usados para fins militares, civis e comerciais. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, por exemplo, possui duas unidades para navegar pela Marginal Tietê em dias de enchente.

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    Os hovercrafts só não são mais comuns devido ao alto custo e consumo de energia, já que um terço da potência dos motores é empregado só em sua sustentação. Outro problema é o barulhão dos ventiladores e do ar que escapa por baixo da saia.

    Navegação acima do chão O hovercraft desliza sobre um colchão de ar

    CABINE DE COMANDO

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    Nela ficam o piloto e sua tripulação, mais todos os controles do veículo. No alto, geralmente é instalada uma antena de rádio

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    SAIA FLEXÍVEL

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    Feita de borracha semelhante à dos pneus de automóvel, ela ao mesmo tempo contém o ar e absorve os impactos provocados por irregularidades no solo. Quando o veículo está em operação, a saia infla em cima e fica pendente embaixo, de onde escapa constantemente um fluxo de ar

    VENTILADORES CENTRIFUGAIS

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    Sugam o ar e o forçam para baixo, no compartimento formado pela saia. A pressão assim criada é que força o veículo para cima e o mantém flutuando. No AP1-88, há 12 ventiladores distribuídos por todo o veículo

    HÉLICES DE PROPULSÃO

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    Alguns hovercrafts têm hélices giratórias, para poder mudar a direção do veículo. Neste, elas são fixas: quem direciona o impulso são as pás de leme situadas atrás das hélices. O leme também é auxiliado pelos propulsores giratórios

    MOTORES

    Este hovercraft tem quatro motores a diesel. Dois deles movimentam as hélices traseiras, para propulsão horizontal; outros dois cuidam dos ventiladores centrifugais, que fornecem a sustentação vertical

    PROPULSORES GIRATÓRIOS

    Ligados diretamente ao colchão de ar que sustenta o veículo, esses dispositivos podem rodar ao comando do piloto e soltar ar comprimido para ajudar a direcionar o hovercraft

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