Como funciona o radar usado nas estradas para medir a velocidade dos carros?
Existem três tipos. O mais comum é um transmissor de rádio que emite pulsos curtos e espaçados de ondas em diferentes comprimentos. Qualquer objeto no percurso do feixe transmitido reflete os sinais, que serão captados, na volta, por um radiorreceptor. “Ao refletir essas ondas, o carro em movimento reduz o espaço entre elas, aumentando sua […]
Existem três tipos. O mais comum é um transmissor de rádio que emite pulsos curtos e espaçados de ondas em diferentes comprimentos. Qualquer objeto no percurso do feixe transmitido reflete os sinais, que serão captados, na volta, por um radiorreceptor. “Ao refletir essas ondas, o carro em movimento reduz o espaço entre elas, aumentando sua freqüência”, afirma o engenheiro de telecomunicações Marco Antônio Dalpossi, da Escola Politécnica da USP. Quanto maior o aumento na freqüência das ondas, maior a velocidade do veículo. Outro tipo, que também funciona por ondas de rádio, emite sinais em uma única freqüência. Quando o carro passa, reflete esses sinais, possibilitando o cálculo do tempo que ele demorou para passar e sua velocidade. O terceiro tipo utiliza princípio semelhante, com feixes de laser no lugar das ondas de rádio.
Transmissão e recepção
Tipo mais comum de radar mede o comprimento das ondas de rádio refletidas pelo veículo
1. O radar emite ondas de rádio e as capta de volta, refletidas pelo automóvel. Se o carro passar devagar, as ondas retornam com pouca alteração
2. Um carro em alta velocidade reflete as ondas com uma freqüência bem maior que a emitida originalmente
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