Como o sal realça o sabor dos alimentos?
Ainda não se sabe direito, apesar de esse tempero ser usado desde a pré-história. A única certeza que existe é que ele realça o sabor salgado dos alimentos. E isso não é tão óbvio como parece. Quando se fala que algo é salgado, não significa necessariamente que alguém colocou cloreto de sódio – ou sal, […]
Ainda não se sabe direito, apesar de esse tempero ser usado desde a pré-história. A única certeza que existe é que ele realça o sabor salgado dos alimentos. E isso não é tão óbvio como parece. Quando se fala que algo é salgado, não significa necessariamente que alguém colocou cloreto de sódio – ou sal, para os íntimos – na comida. Alimentos como a carne vermelha, por exemplo, já são levemente salgados por natureza. Mas, misturados a esse sabor, existem outros em doses menores, como o azedo. “O sal torna a parte salgada ainda mais potente que as outras, mais fácil de ser percebida pelo paladar”, diz a bioquímica Maria Inés Genovese, da Universidade de São Paulo (USP). Em 1997, o bioquímico americano Gary Beauchamp, do Instituto Monell, nos Estados Unidos – uma entidade que estuda a química do paladar e do olfato -, demonstrou que o sal combate com mais intensidade os sabores ruins, como o amargo, que os bons, como o doce.
Ou seja, num alimento que misturasse apenas um sabor doce e um amargo, a adição de sal poderia até deixá-lo com gosto mais adocicado. Ainda não dá para saber se isso vale para os alimentos do dia-a-dia, que misturam muito mais sabores, mas pesquisas assim mostram que ainda há muito o que aprender sobre o popular tempero.
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro







