Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como publicar seu próprio e-book?

Existem plataformas digitais específicas para isso.

Por Felipe Sali
Atualizado em 8 mar 2024, 10h28 - Publicado em 14 set 2015, 16h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Publicidade

    ilustra Gabirotcho edição Felipe van Deursen

    Publicidade

    Com plataformas digitais específicas. O processo é simples e mais democrático do que a publicação tradicional, já que, para ter seu livro impresso e à venda em livrarias, é preciso um contrato com uma editora ou pagar do próprio bolso, o que nem sempre é barato. Por isso, cada vez mais autores optam pela publicação online. “Eu não era uma autora há dois anos. Minha vida mudou completamente”, diz a inglesa Anna Todd. Seu romance After, sobre um turbulento triângulo amoroso de faculdade (leia mais abaixo), fez muito sucesso bem antes de ter uma cópia impressa. Veja agora como lançar aquela sua história engavetada.

    REGISTRE

    Publicidade

    O primeiro passo é: escreva um livro. Já escreveu? Pule para o segundo: registro autoral. É ele que blinda a sua propriedade intelectual, evitando plágios. No Brasil, não é obrigatório para e-books. A mera publicação já prova que a história é sua. Mas especialistas o recomendam, pois é uma proteção extra. O processo custa R$ 20 e você pode fazer no site do ISBN

    Continua após a publicidade

    ESCOLHA A PLATAFORMA

    Publicidade

    As mais populares são a Amazon e o Wattpad, além de iBookstore, Widbook e Publique-se. A vantagem da Amazon é que seu trabalho é publicado e vendido no ambiente da megaloja virtual. O Wattpad é como um YouTube de textos. Ao ser publicada, a obra fica disponível nos mecanismos de busca, tipo o Google, e na vitrine do próprio site

    PUBLIQUE

    Publicidade

    Definida a plataforma, a publicação é bem simples. É só preencher informações como gênero da obra, classificação etária e sinopse. Depois, suba a capa e o arquivo do livro. A maioria das plataformas aceita vários formatos, do Word ao PDF

    Continua após a publicidade

    PROMOVA

    Publicidade

    Livro publicado não é leitor garantido. Sem uma editora, você precisa se divulgar. “O escritor independente deve agir de maneira profissional”, diz o autor Raphael Draccon, conhecido por entender de marketing literário. Use as redes sociais para promover a obra e responda comentários de leitores e potenciais leitores. Quanto mais forte a conexão com eles, melhor

    CAPA

    A capa é essencial. Fica exposta nas lojas virtuais e é o melhor jeito de divulgação nas redes sociais. Procure a ajuda de um designer gráfico

    Continua após a publicidade

    VALOR

    O valor pago por direitos autorais varia. Na Amazon, o normal é 35% do preço de capa. Se vender a obra só lá, sobe para 70%. Mas não pode custar menos de R$ 5,99

    Abre o olho, Paulo Coelho!

    Jovens autores que estão bombando com e-books

    Cinza crepuscular

    Cinquenta Tons de Cinza era um e-book erótico com os personagens de Crepúsculo! Bombou tanto que a autora, E.L. James, precisou mudar o nome dos protagonistas

    1 milhão é bom, mas…

    Anna Todd atingiu 1 bilhão de páginas lidas no Wattpad, antes de assinar com uma editora. Hoje, After também é um sucesso em livro físico. E vai virar um filme da Sony

    Bom vendedor

    Ninguém sabe sua identidade. Mas o(a) brasileiro(a) Dark Writer ficou tão famoso que hoje mora em Londres e trabalha com Barry Cunningham, o editor que descobriu Harry Potter!

    – Entrevistamos Dark Writer. Veja o que o misterioso escritor tem a dizer

    LEIA TAMBÉM

    – Os 11 livros mais polêmicos da história

    – Turma do Fundão: 14 livros para ler nas férias

    FONTES Wattpad.com e Amazon.com

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.