Assim como no futebol, o que importa é bola na rede: quem faz mais gols, vence. Cada time conta com seis jogadores – três atacantes, dois defensores e o goleiro – e o jogo é dividido em três tempos de 20 minutos. Todos os jogadores usam patins de gelo (com uma lâmina no lugar das rodas) e um taco conhecido como stick, com o qual controlam, lançam e mandam para o gol o puck – um disquinho que tem a mesma função da bola no futebol. Quem já viu uma partida de hóquei no gelo deve ter notado que é um jogo bruto: só os encontrões realmente pesados são considerados faltas. Apesar disso, em países onde a modalidade é mais popular – como Canadá, Estados Unidos, Finlândia e República Checa – existem ligas infantis e femininas. A NHL (National Hockey League) é a NBA do hóquei: é a mais famosa e concorrida liga do planeta, acontece nos Estados Unidos, distribui os melhores salários, mas conta com muito mais estrangeiros, já que no hóquei os americanos não são imbatíveis como no basquete.
FALTAS
Embora muitos encontrões sejam considerados normais, há vários tipos de faltas. O mais comum é o chamado board checking: um jogador imprensa outro contra uma das paredes do rink violentamente. Faltas podem ser punidas com suspensão de 2, 5 ou 10 minutos. Confira outros lances irregulares no quadro abaixo.
ICING
Infração marcada quando um jogador localizado atrás da linha central da quadra lança o puck pela linha de fundo adversária. Se o tiro atingir o gol (mesmo que o goleiro o defenda) ou bater em qualquer jogador no caminho, a partida segue normalmente. O icing também é cancelado se a primeira pessoa a tocar o puck depois da linha de fundo for um atacante.
IMPEDIMENTO
Um jogador está impedido quando o puck passa por duas linhas da quadra (seja a central ou as azuis) antes de chegar ao seu stick. Por isso, os jogadores costumam manter pouca distância entre si. Assim como o icing e as faltas, o impedimento é punido com um face-off no campo de defesa do time infrator.
FACE-OFF
Sempre que a partida é interrompida, ela é reiniciada com um face-off – que pode ser cobrado em nove pontos do rink. Dois jogadores (um de cada time, claro) ficam frente a frente com a ponta do stick apoiada no chão. O juiz lança o puck entre eles e o jogo volta a rolar assim que ele bate no chão.
Holding
Agarrão com as mãos
Tripping
Rasteira usando o stick
Hooking
Usar o stick como um gancho
Cross checking
Barrar a passagem usando o stick