Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É verdade que cerveja feita de milho é pior?

A desinformação em torno do assunto se tornou tão grande que até ganhou um apelido no meio cervejeiro: "mimimilho"

Por Felipe van Deursen Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 mar 2024, 09h49 - Publicado em 25 jul 2018, 18h18

Não necessariamente. A cerveja é feita a partir da fermentação alcoólica do malte de cereais, principalmente a cevada. O malte, por sua vez, é obtido por meio da germinação artificial e da secagem do cereal.

Mas nem sempre a cerveja é 100% de cereais maltados. É aí que entra o milho. Por lei, a bebida tem que ter no mínimo 55% de malte. Então até 45% podem ser os chamados cereais não maltados, que variam de acordo com a disponibilidade de matéria-prima e as características que se quer dar à cerveja – como a leveza, já que os não maltados geram álcool sem deixar a bebida mais encorpada. O milho é mais comum na América do Sul, assim como o arroz nos EUA, a aveia na Europa e o sorgo na África.

Como os cereais não maltados barateiam a produção de grandes fabricantes, eles passaram a ser vistos como vilões nos últimos anos. Mas isso não faz sentido. Assim como “puro malte” nem sempre é sinônimo de qualidade, cervejas de milho podem ser muito boas. Entre as micro e pequenas cervejarias, cereais não maltados servem, muitas vezes, como estímulo à criatividade. A Flying Dog, uma das mais celebradas dos EUA, lançou a Agave Cerveza (de milho e agave, a matéria-prima da tequila), enquanto a dinamarquesa Amager, em parceria com a carioca 2cabeças, fez a Marry Me in Rio, que tem milho, arroz e uma respeitável nota 87 no site de avaliações RateBeer. Os exemplos se acumulam e mostram que o milho pode ser mais um aliado do que um vilão.

ESPIGA DE HISTÓRIA
Apesar da birra recente, o milho está há tempos na vida da cerveja

Continua após a publicidade
  • INCAS Bem antes da invasão dos europeus, povos andinos faziam chicha, bebida fermentada de milho. Essa prima da cerveja existe até hoje em países como o Peru
  • BÉLGICA MEDIEVAL A abadia Leffe produz cerveja desde o século 13. Hoje ela faz alguns dos rótulos mais tradicionais e bem avaliados da Bélgica. Com milho
  • TREZE COLÔNIAS Os primeiros colonizadores dos EUA faziam cerveja de milho – e os imigrantes alemães no país, no século 19, vendiam a versão com milho a um valor mais alto que a de puro malte

 

CONSULTORIA Laura Aguiar, mestre-cervejeira e sommelière de cervejas da Ambev, e Mauricio Beltramelli, mestre em estilos de cerveja e autor de livros sobre cerveja.
FONTES Livro Drink: A Cultural History of Alcohol, de Iain Gately; blogs “Dois Dedos de Colarinho” (O Globo), “Lupulinas” (Carta Capital) e “Só de Birra” (O Estado de S. Paulo); Draft Magazine, planalto.gov, RateBeer e The Washington Post.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.