Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É verdade que faz mal beber líquidos durante as refeições?

Mal não faz, mas pode causar um certo desconforto e atrapalhar a digestão

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h01 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Mal não faz, mas pode causar um certo desconforto e atrapalhar a digestão. Isso porque o excesso de água acaba dissolvendo demais o suco gástrico. “Esse suco ácido é responsável por quebrar as moléculas dos alimentos em partículas menores, para serem absorvidas por nosso organismo. Se o suco for diluído, os alimentos não serão processados e quebrados de forma adequada, o que impede a absorção dos nutrientes de ser completa”, diz o endocrinologista Ricardo Botticini Peres, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Além disso, ao beber água, acabamos ingerindo também ar, que causa estiramento e pode incomodar durante a digestão.

No caso das bebidas gasosas, esse efeito é ainda pior. “No fim das contas, a pessoa bebe muito e sente-se satisfeita, mesmo não estando bem alimentada. O melhor a fazer é só tomar líquidos 15 minutos após o fim das refeições”, afirma Ricardo. Num país tropical como o nosso, principalmente no verão, deve-se consumir alimentos ricos em água, como verduras, legumes e frutas, porque eles contêm quantidades adequadas de líquido e evitam a necessidade de ingerir bebidas durante as refeições.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.