Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Lugares assombrados do Brasil, parte 8: fantasmas famosos

Relatos garantem que estas personalidades nacionais seguem perambulando por locações históricas

Por Da Redação
Atualizado em 22 fev 2024, 10h08 - Publicado em 19 dez 2017, 15h46
lugares_mal-assombrados_Brasil8
(Ico Yuji/Mundo Estranho)

1) Tiradentes
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi construída no terreno em que ficava a cadeia em que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ficou preso durante três anos. Há quem diga sentir a alma do inconfidente no local, que hoje leva o nome de Palácio Tiradentes.

2) Artur Azevedo
3)Olavo Bilac
Dizem que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriga fantasmas famosos, como o jornalista Artur Azevedo. Ele faria o discurso de inauguração do prédio, em 1909, mas morreu um ano antes. O poeta Olavo Bilac, que discursou no lugar do amigo, é outro suposto fantasma do local.

 

4) Dona Maria, a louca
Seus restos mortais foram levados para Lisboa, mas o fantasma dessa rainha de Portugal estaria assombrando o Convento do Carmo, no Rio de Janeiro. No local, uma placa lembra: “Pelas janelas deste prédio faziam-se ouvir as manifestações de demência da rainha-mãe”.

Continua após a publicidade

5) Tim Maia
Muita gente diz que já viu o espírito do cantor perambulando pelo Teatro de Niterói. Foi nesse palco que o síndico fez sua última aparição, em 8 de março de 1998, antes da gravação de um show. Ele passou mal, foi levado ao hospital e morreu uma semana depois.

6) Lampião
O Museu da Resistência, em Mossoró (RN), foi criado para lembrar a resistência da cidade contra a invasão do bando de Lampião, em 1927. Dizem que o cangaceiro não engoliu até hoje a derrota e seu espírito vaga lamentando pelos corredores.

 

CONSULTORIA Angela Arena, pesquisadora e professora de turismo na Faculdade Anhanguera, e Mateus Fornazari, do site Sobrenatural

Continua após a publicidade

FONTES Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada de Recife, Fundação Gilberto Freyre; programas de TV Ghost Hunters International (SyFy); Linha Direta (Globo) e Fantástico (Globo); jornais Diário de S. Paulo, Folha de Pernambuco, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Fluminense; sites G1 e R7; revista VEJA; livros Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre, Histórias Mal-Assombradas do Caminho Velho de São Paulo e Histórias Mal-Assombradas do Tempo da Escravidão, de Adriano Messias; e tese de doutorado Trabalho e Cotidiano na Mineração Aurífera Inglesa em Minas Gerais: A Mina da Passagem de Mariana (1863-1927), de Rafael de Freitas e Souza

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.