Os 6 piores erros já cometidos em selos
Deu ruim! País errado, citação trocada... Confira os maiores absurdos que já aconteceram na criação de selos postais
Listamos os erros imperdíveis que descabelaram os chefes dos serviços postais:
6. Voando de cabeça para baixo
Emissão de 2013 relembrou erro histórico / USPS
O “Jenny Invertido”, de 1918, é um dos erros mais famosos da história da filatelia. Ele mostra a imagem do avião Curtiss JN-4H, o “Jenny”. Na impressão, uma série saiu com a moldura e o biplano em direções diferentes. A produção foi recolhida, mas o colecionador William T. Robey conseguiu comprar uma folha com 100 selos. Eles agora custam uma fortuna: uma unidade foi leiloada por mais de 3 milhões de reais em 2007.
5. Ops, país errado
Comparação entre o selo do Canal de Suez e foto do Canal do Panamá / Twitter
Para celebrar o anúncio da construção de um novo Canal de Suez, o Egito lançou, em 2014, um selo comemorativo, mas o lugar retratado fica bem longe dali. A montagem mesclou fotos do território egípcio com o Canal do Panamá.
4. É uma bela vista, mas…
Selo dos Estados Unidos deveria mostrar as Filipinas / Wikimedia
Quase um século antes, os Estados Unidos haviam cometido o mesmo erro. As Filipinas ainda eram um território do país quando foi lançado este selo, em 1932. A imagem que supostamente mostrava um dos pontos turísticos mais famosos do arquipélago, a Pagsanjan Falls, era, na verdade, de uma queda d’água da Califórnia.
3. Perdeu, Nova York
O erro nessa foto foi descoberto por um colecionador de selos / USPS
Nem o maior símbolo estadunidense escapou. Em 2011, o serviço postal do país lançou este selo da Estátua da Liberdade. Só quando ele já estava circulando alguém notou que a foto usada é de uma réplica localizada em um cassino de Las Vegas. O engano resultou em um processo movido pelo escultor, que não havia recebido pelos direitos autorais.
2. Compositor certo, música errada
Schumann e Schubert foram confundidos / Deutsch Wikipedia
Foi com essa emissão que, em 1956, a Alemanha Oriental homenageou o compositor Robert Schumann. A intenção foi boa, porém a partitura que aparecia ao fundo da imagem era de uma obra do austríaco Franz Schubert. Ela foi substituída e o selo foi reimpresso três meses depois.
1. Como diria Clarice Lispector…
A escritora e ativista dos direitos humanos morreu em 2014 / USPS
Em abril de 2015, o Serviço Postal dos Estados Unidos lançou um selo homenageando a poeta Maya Angelou. Só que a frase estampada é da autora errada: apesar de Maya citá-la em entrevistas, ela foi escrita por Joan Walsh Anglund. Depois de assumir o equívoco, o serviço decidiu não corrigir a emissão, afirmando que, no fim das contas, a frase era uma das preferidas da escritora.
Fontes The Washington Post, The New York Times, The Telegraph, Robert A. Siegel Auction Galleries
Consultoria Marcos Boaventura – Federação Brasileira de Filatelia, FEBRAF.