Por que a pele fica enrugada quando em contato com a água?
Porque a pele fica superhidratada, o que leva a uma outra pergunta: mas as pessoas mais velhas, que também têm a pele enrugada, não ficam assim justamente pela falta de hidratação? Essa é outra verdade e, para entender a aparente contradição, é preciso ter uma pequena aula de anatomia. A camada da pele humana que […]
Porque a pele fica superhidratada, o que leva a uma outra pergunta: mas as pessoas mais velhas, que também têm a pele enrugada, não ficam assim justamente pela falta de hidratação? Essa é outra verdade e, para entender a aparente contradição, é preciso ter uma pequena aula de anatomia. A camada da pele humana que fica em contato direto com o meio externo é a córnea, uma subdivisão da epiderme. A córnea – que não tem núcleo em suas células – ajuda a proteger e hidratar o corpo, concentrando cerca de 10% da água existente em toda a pele.
Se uma pessoa permanece muito tempo em contato com um meio líquido, a córnea, bastante permeável, fica encharcada. “O equilíbrio entre os sais e a quantidade de líquidos se estabelece de tal forma que a água entra em grande quantidade, permanecendo principalmente nas camadas mais superficiais”, diz a dermatologista Denise Steiner. A tendência então seria todas as células da córnea se expandirem de maneira uniforme pelo excesso de hidratação. Entretanto, a ponta dos dedos, a palma das mãos e a sola dos pés têm uma grande quantidade de células mortas, que deixam a pele mais grossa e formam barreiras que impedem a expansão contínua das células cheias de líquido. O resultado é o “inchaço” irregular da pele nessas regiões, que acabam exibindo o tal aspecto enrugado. Em geral, esse processo fica mais evidente após cerca de 15 minutos em contato direto com a água.