Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que o freio ABS é melhor que o freio convencional?

Porque ele evita que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motorista continue no controle do carro. Na verdade, o ABS (Antilock Braking System, “Sistema de Freio Antitravamento”, em português) é um sistema que controla freios comuns. Ao se deparar de repente com um obstáculo no meio da rua, o instinto […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h37 - Publicado em 5 nov 2008, 17h12

Porque ele evita que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motorista continue no controle do carro. Na verdade, o ABS (Antilock Braking System, “Sistema de Freio Antitravamento”, em português) é um sistema que controla freios comuns. Ao se deparar de repente com um obstáculo no meio da rua, o instinto do motorista é enfiar o pé no freio bruscamente. Nos carros sem ABS, isso faz com que o veículo, mesmo com as rodas paradas, comece a derrapar, arrastando-se sem o domínio do motorista. Já o ABS simula o comportamento de um motorista experiente: pára aos poucos. Assim, as rodas não travam, aumentando a eficiência da direção. No Brasil, 13% dos carros têm ABS. :c)

APERTEM OS CINTOS

Como agem o sistema ABS e o freio comum ao parar um carro a 80 km/h

IH, TRAVOU!

Quando freamos e conseguimos parar o carro normalmente, ocorre um fenômeno chamado atrito estático, entre os pneus e a pista. Esse atrito é maior que o cinético, que rola quando as rodas travam ao frearmos bruscamente. Assim, o carro pára depois de percorrer cerca de 45 metros

PARADA GRADUAL

Continua após a publicidade

Em vez de pisar fundo, o recomendado para parar o carro é pisar e soltar continuamente o pedal. Assim o veículo sofre diversas reduções de velocidade sem derrapar. É exatamente o que o ABS faz, automaticamente. Em pista seca, o ABS pára o carro cerca de 32 metros depois da freada

DESLIZE AQUÁTICO

Em pista molhada, a freada brusca não tem o mesmo efeito: o atrito atuante nas rodas travadas é o cinético, mas a água faz com que a intensidade do atrito seja menor, já que os pneus deslizam com facilidade sobre a superfície molhada. O carro só pára depois de cerca de 53 metros

Continua após a publicidade

EFICIÊNCIA DEBAIXO D’ÁGUA

Em pista molhada, mesmo com atrito menor, o ABS mantém sua eficiência. Nessa condição, um carro com o sistema pára cerca de 42,4 metros depois da freada, melhor do que o freio comum em pista seca! É importante lembrar que, para o ABS funcionar, tem que pisar fundo no pedal de freio

RELAXA,CONTRAI, RELAXA

Continua após a publicidade

Sensor de velocidade e rotação controla o sistema ABS

Sensores instalados nas rodas verificam cerca de 20 vezes por segundo a velocidade de rotação do pneu e a velocidade do carro. Quando a velocidade da roda cai muito em relação à do veículo, é um sinal de que houve uma freada brusca 1 Ao perceber isso, o sistema ABS controla o freio, liberando e contendo alternadamente a rotação da roda, sem deixá-la travar. Como esse “segura e deixa” é feito bombeando o fluido de freio, o motorista sente o pedal vibrar quando o ABS entra em ação

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.