Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Por que o uniforme da seleção da Itália é azul, cor ausente na bandeira do país?

Escolha é uma homenagem à família real que unificou o país no século 19.

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h00 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55

A cor das camisas da famosa Squadra Azzurra (“Esquadra Azul”) é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19.

O azul, cor oficial da realeza italiana, passou a tingir o uniforme da seleção de futebol em 1911, quando o país ainda era uma monarquia. Na instauração da república, em 1946, a única alteração foi a troca do escudo real – vermelho com uma cruz branca, representando o brasão da família – por outro com os tons da bandeira: verde, branco e vermelho.

Mas o azul não foi a única cor do time italiano. Nas duas primeiras partidas oficiais da seleção, o uniforme era branco, simplesmente pelo fato de o tecido ser mais barato. Em 1937, a equipe adotou um modelo todo preto, cor-símbolo do governo fascista do primeiro-ministro Benito Mussolini. A experiência teve vida curta e o azul voltou depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

A opção por essa cor influenciou times da colônia italiana espalhados pelo mundo. No Brasil, o Cruzeiro também joga com a camisa azul – e o Palmeiras já a usou antes de optar pelo verde.

Vale lembrar que a Azzurra não é a única seleção que traz cores diferentes da bandeira no uniforme. A Holanda, chamada de “Laranja Mecânica”, também veste o tom de sua família real em vez do vermelho, do branco e do azul de sua bandeira. Já o Japão prefere as cores da Federação Japonesa de Futebol, o branco e o azul, no lugar do vermelho e do branco do estandarte nacional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.