Quais são os poderes do Doutor Estranho?
Surgido em 1963, na edição 110 da revista Strange Tales, o médico que descobre sua vocação para as artes místicas chegou aos cinemas em novembro de 2016
1) Mudras
Estes gestos ritualísticos são muito utilizados na meditação ou na dança budista e hinduísta (embora também estejam presentes em outras tradições religiosas). O Mago Supremo os utiliza para criar selos energéticos para ativar suas invocações e conjurações – não por um acaso, mudra significa “selo” em sânscrito.
2) Sigilos
Muitas vezes, os gestos são acompanhados por mandalas de luz, cheias de pequenos símbolos e riscos. São os chamados sigilos – uma espécie de runa que cada ocultista cria e associa a um poder mágico. Acabam funcionando como uma espécie de depósito desse poder, cujo conteúdo ele pode convocar nos momentos de necessidade.
3) O Olho de Agamotto
Seu acessório mais conhecido é capaz de defender, teleportar e gerar a luz reveladora, que desvenda disfarces e desfaz ilusões. É uma versão ficcional do Olho da Providência (ou Olho Que Tudo Vê), presente no misticismo de várias culturas, como a egípcia, a nórdica, a budista e a hinduísta. Mas muita gente o conhece principalmente por sua ligação à maçonaria.
+ InfoPop: Qual foi a pior vilã das novelas brasileiras?
+ InfoPop: Como é a anatomia das criaturas na franquia Alien?
4) O tetragrammaton
Além de heranças budistas e hinduístas, a mitologia em torno de Estranhotambém é puxada do judaísmo. Quando foi transformado em vampiro (em Doctor Strange 14), ele recorreu ao tetragrammaton: quatro letras hebraicas, que, quando convertidas para o alfabeto latino, formam YHWH, que remete ao nome de Deus em hebraico (Yahweh).
5) O Vishanti
Digamos que é o “padrinho místico” de Estranho e “autor” do livro que ele mais consulta. Essa entidade mágica é composta de três personalidades, as divindades Oshtur, Hoggoth e Agamotto (a mesma do Olho). São elas que definem quem será o Mago Supremo da Terra. Estranho herdou esse posto (e as habilidades que ele concede) de seu tutor nas artes místicas, o Ancião.
6) A capa de levitação
Aparenta ser uma simples capa vermelha, mas é quase indestrutível e, com ela, o Dr. Estranho pode levitar, voar, atacar inimigos e se curar de ferimentos. Além disso, parece ter vontade própria – e até senso de humor. Em Doutor Estranho – O Juramento, de Brian K. Vaughan e Marcos Martín, ela se esconde no armário para pregar uma peça no feiticeiro.
7) O Sanctum Sanctorum
A mansão do herói, na Rua Bleecker 117A, no bairro de Greenwich Village, em Nova York, foi construída em um terreno onde aconteciam rituais arcanos dos indígenas. Possui uma aura sobrenatural e, assim como muitas residências mágicas, é maior por dentro do que aparenta por fora. Seus cômodos mudam frequentemente de lugar, mas alguns permanecem fixos.
+ InfoPop: Como é o mundo de O Mágico de Oz?
+ InfoPop: Como era a casa da série Todo Mundo Odeia o Chris?
Feitiços famosos
Alguns encantamentos que ele já usou nas HQs (e até nos games!)
- Grilhões de Sheol: prendem a vítima em faixas mágicas indestrutíveis
- Ventos de Watoomb: podem servir como forma de ataque ou transporte
- Névoas de Morfeus: fazem as pessoas dormirem
- Raios de Balthak: uma descarga energética de alta intensidade
- Sete anéis de Raggadorr: defletem outras magias
- Sete sóis de Cinnibus: para gerar luz cegante ou calor insuportável
- Flamas de Flatine: bola de fogo para ataque
- Ramos de gelo de Ikthalon: congelam imediatamente o inimigo
- Selo do Vishanti: causa horror e medo em feiticeiros malignos
- Imagens de ikkon: criam ilusões e imagens falsas com alta precisão
FONTES Marvel Fact Files; sites Marvel Wikia, Comic Book Movie, Iron Man Armory e Superhero Hype