Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Qual a melhor escola do Brasil?

Projetamos como seria o melhor colégio do Brasil

Por Mariana Nadai
Atualizado em 22 fev 2024, 10h39 - Publicado em 20 ago 2014, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pergunta do leitor: Marcelo de Almeida Santana – Salvador, BA

    Publicidade

    Não existe resposta para essa pergunta. “É complicado dizer qual é a melhor e até o que é uma boa escola, pois isso reflete o que a sociedade demanda e muda com o passar do tempo”, explica Alfredo Matos Moura Jr., diretor do Colégio de Aplicação da UFPE. Além disso, ainda não há um índice nacional que determina o que é uma boa escola. As avaliações atuais não englobam todos os aspectos que formam uma boa instituição de ensino. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, só mede os conhecimentos do estudante e não outros pontos importantes, como planos e equipe pedagógicos ou infraestrutura. Por isso, para tentar responder essa questão, conversamos com diretores, ouvimos especialistas em educação, pesquisamos diversos estudos e definimos alguns pontos fundamentais que toda boa escola deveria ter.

    Publicidade

    Escola modelo

    Projetamos como seria o melhor colégio do Brasil

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    ESCOLA TODA HORA

    Estudos mostram que o ensino integral desenvolve o aluno de forma completa e cria melhores condições de aprendizagem. A jornada estendida pode ser adotada como complemento à educação regular, com atividades extracurriculares (aulas de música e dança, por exemplo) ou para aulas de reforço para estudantes com defasagens

    Publicidade

    BAIXA EVASÃO

    Continua após a publicidade

    Uma boa escola não é a que tem as menores taxas de reprovação, ou as maiores de aprovação, e sim a que mantém o aluno. E isso não é fácil. Em 2012, 1,6 milhão de estudantes abandonaram as salas de aula no Brasil. Por isso, uma equipe pedagógica preparada é essencial para lidar com cada caso e não perder o aluno

    Publicidade

    PARA TODOS

    A participação conjunta de diretores, professores, pais e alunos tem se mostrado muito eficaz na concretização de um plano pedagógico. A criação de uma comunidade escolar permite troca de informação relevante entre a escola e a família, o que garante um maior engajamento dos responsáveis pelo aluno na cobrança e fiscalização do ensino

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    DEDICAÇÃO TOTAL

    Professores exclusivos são fundamentais. O ideal é que trabalhem em tempo integral para a instituição. Mas isso não significa ficar corrigindo prova ou preparando aula o dia todo. A capacitação constante também faz parte desse trabalho, assim como o incentivo das escolas para que o professor continue estudando

    ALÉM DO BÁSICO

    Continua após a publicidade

    Nem só do ensino de matemática, física, história ou português é feita uma boa escola. Atividades. extracurriculares também são importantes. Seja com aulas lúdicas, como dança e música, seja com conteúdos interdisciplinares. As aulas fora do currículo básico são excelentes para despertar no aluno o interesse pela escola

    ESPAÇO INCLUSIVO

    A escola ideal inclui alunos com necessidades especiais. Mais do que garantir o fácil acesso dos estudantes a todos os ambientes e uma boa compreensão das aulas, é importante ter uma equipe pedagógica preparada para a inclusão. A interação entre alunos com e sem necessidades especiais fortalece o desenvolvimento de ambos

    Continua após a publicidade

    INFRAESTRUTURA

    Segundo o estudo Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, uma escola ideal precisa ter além do básico: banheiros, bibliotecas, salas de aula e de funcionários e quadra esportiva. Salas equipadas para aulas extracurriculares, laboratórios de ciências e informática e estrutura de internet também são necessários

    Desde 2010, o Ministério da Educação (MEC) discute a educação integral por meio do programa Mais Educação

    Apenas 0,6% das escolas de todo o país têm infraestrutura próxima da ideal para o ensino

    Fontes Educar para Crescer, site NOVA ESCOLA, revista Educação, MEC, estudo Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, de Dalton Francisco de Andrade (UFSC) e Joaquim José Soares Neto, Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino (UnB)

    Consultoria Alfredo Matos Moura Jr., diretor do Colégio de Aplicação da UFPE, Hélio Paulo Pereira Filho, diretor do Colégio de Aplicação da UFV, e Ernesto Martins Faria, coordenador de projetos na Fundação Lemann

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.