Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Qual é a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

As diferenças se manifestam desde o habitat até em características físicas

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h28 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55

Tartaruga Tartaruga

São diferenças que se manifestam principalmente no hábitat – aquático ou terrestre – e em características morfológicas (relacionadas ao formato do corpo) presentes nos cascos, nas patas e nos pescoços. Algumas dessas diferenças são tão sutis que costumam causar confusões – há, inclusive, exemplos em que o nome popular não bate com a definição científica. “É o caso da tartaruga-do-amazonas, que, morfologicamente, trata-se de um cágado, mas é chamada de tartaruga”, afirma o biólogo Flávio Molina, da Fundação Zoológico de São Paulo. “Na região Norte, aliás, o termo tartaruga é aplicado apenas para essa espécie, uma vez que cada uma das outras espécies locais tem seu próprio nome, como tracajá, pitiú e iaçá”, diz Flávio. Nomes regionais à parte, jabutis, cágados e tartarugas pertencem à ordem dos quelônios, que surgiu no período Triássico, entre 230 e 195 milhões de anos atrás. Desde então, os animais dessa ordem não sofreram grandes mudanças e continuam tendo como principal característica a presença do casco. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta.

Tartaruga