Pergunta de Carlos Alberto Jungles de Camargo, São José dos Pinhais, PR.
É o arquipélago de Seychelles, na costa africana. O conjunto de 115 ilhas, banhadas pelo oceano Índico, liderou o ranking da revista Forbes e do site CNN Global Experiences, além de aparecer no The 10 Best of Everything, da National Geographic Society, no Top 100 Places of the World, da Traveller’s World Magazine, e ganhar títulos de patrimônio da humanidade pela Unesco. Com apenas 87 mil habitantes, o arquipélago de 455 km² reúne todos os pré-requisitos para ser o mais belo do mundo: areia branca, mar azul e fauna e flora exóticas. Cada ilha tem sua particularidade: Mahé tem os resorts mais luxuosos; Anse Source d’Argent é conhecida por suas rochas graníticas; em Aldabra é possível encontrar tartarugas-gigantes; e Valle de Mai mantém uma floresta tropical conhecida como Jardim do Éden. E, para manter esse cenário, o local tem uma política ambiental rigorosa e só permite o turismo sustentável. O arquipélago foi escolhido pelo casal real príncipe William e a duquesa Kate Middleton para a lua de mel.
Paraíso nacional
As mais bonitas do Brasil, segundo a revista VIAGEM E TURISMO
1. Baía do Sancho
Menina dos olhos do arquipélago de Fernando de Noronha, a praia pernambucana tem águas cristalinas com coloridos bancos de corais, perfeitas para o mergulho.
2. Porto de Galinhas
Praia pernambucana top of mind, a vila de Ipojuca oferece bons hotéis e pousadas, além do melhor da cozinha nordestina
3. Bombinhas
Fica a 70 km de Florianópolis e abriga uma das praias mais lindas do país, com matas nativas. As águas límpidas são muito procuradas por mergulhadores.
4. Jericoacoara
A vila de pescadores conquista pela simplicidade, com dunas de areia e tranquilidade. O Washington Post já indicou o local como uma das mais belas praias do mundo.
5. Praia da Pipa
Balneário no litoral potiguar, a praia moderninha tem bons bares e restaurantes. Ponta do Madeiro e Praia do Amor dão um toque especial, com falésias, lagoas e dunas.
FONTES: Forbes (2003), Organização das Nações Unidas, Seychelles Islands Foundations, Seychelles Tourism Board, revista VIAGEM E TURISMO. Foto: Gerard Larose