Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual é a simbologia do unicórnio?

Há 1 milhão de anos, um antílope pré-histórico que habitava a Terra tinha dois chifres tão próximos no centro da cabeça que pareciam um só.

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h59 - Publicado em 18 abr 2011, 18h56

Ele representou diversas coisas ao longo da história, mas ficou mais conhecido como símbolo de pureza e castidade. Mitos envolvendo esse cavalo imaginário com um chifre na testa já existiam na Índia e na China, milênios antes de Cristo. Mas foi só a Grécia Antiga que deixou registros precisos.

Por volta do ano 2 d.C., o unicórnio era descrito no bestiário grego Physiologus – uma coleção de mitos sobre animais e plantas – como um ser forte e puro, que só uma virgem podia capturar. Essa lenda pode ter ajudado a transformá-lo definitivamente em ícone de castidade. Durante a Idade Média, essa imagem de pureza se espalhou pela religião cristã. “Na cultura medieval, o unicórnio aparece relacionado à Virgem Maria, fecundada pelo Espírito Santo. Ele é símbolo da penetração do divino”, diz a historiadora Yone de Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

É claro que os unicórnios nunca existiram de verdade, mas a sua imagem pode ter sido inspirada em um animal real. Há 1 milhão de anos, um antílope pré-histórico que habitava a Terra tinha dois chifres tão próximos no centro da cabeça que pareciam um só.

  • Relacionadas
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.