Qual foi o último país a abolir a escravidão?
Veja alguns dos países que mais demoraram a abolir
Pergunta do leitor – João Pedro Frederico, Fortaleza, CE
Foi a Mauritânia, no noroeste da África, entre o Saara Ocidental e o Senegal. A abolição aconteceu oficialmente em 9 de novembro de 1981, e passou a ser considerada um crime apenas em 2007. Formado por mouros e negros muçulmanos, o país escravizou africanos capturados por árabes no decurso de guerras. Mesmo após a aprovação da lei, infelizmente, a escravidão continua a existir no país. Estima-se que 20% da população de 3,2 milhões de pessoas vivam nesse regime. Em contrapartida, o primeiro país a banir o escravismo foi Portugal, em 1761. Todavia, o Marquês de Pombal direcionou o decreto apenas para Portugal Continental e suas colônias na Índia. No Brasil, se manteve até 1888, inclusive muitos anos depois da Independência, em 1822.
O que é escravidão?
A definição do termo pode variar
A ONU considera qualquer tráfico humano como escravidão. Já no Brasil, segundo o artigo 149 do Código Penal, há algumas situações que configuram escravismo. São elas: trabalhos forçados, jornada exaustiva, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com o empregador.
Lanterninhas
Veja alguns dos países que mais demoraram a abolir
Cuba – 1886
Brasil – 1888
Zanzibar – 1897
Etiópia – 1942
Arábia Saudita – 1962
Mauritânia – 2007
Fontes: Site onu.org.br; Código Penal
Consultoria: Lúcia Helena Oliveira Silva, professora do Departamento de História da Faculdade de Letras e Ciências da Unesp
Veja também:
+ O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam?