Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Quantas estrelas no céu dá pra ver à noite?

Por causa da posição da Terra em relação aos outros astros, nem todas essas estrelas são visíveis ao mesmo tempo

Por Fernando Badô Atualizado em 4 jul 2018, 20h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47

Em condições ideais – ou seja, em um céu sem nuvens e sem interferência de luzes -, há cerca de 8 500 estrelas visíveis a olho nu em todo o céu! Mas, por causa da posição da Terra em relação aos outros astros, nem todas essas estrelas são visíveis ao mesmo tempo. “Para um lugar específico no planeta, podemos dizer que o número médio de estrelas num dia propício para observações gira em torno de 2 500”, afirma o astrônomo Enos Picazzio, da Universidade de São Paulo.

Se você acha essa quantidade pequena e quer ver mais estrelas, basta um binóculo amador para o número de estrelas visíveis saltar para algo em torno de 30 mil! Com um equipamento profissa, quanto maior a potência ou o tamanho do telescópio, maior é a quantidade de estrelas visíveis. Na nossa galáxia, a Via-Láctea, os astrônomos dizem que deve haver cerca de 300 bilhões de estrelas. Mas essa estimativa não vem da contagem de estrelas visíveis, mas por um cálculo matemático: as características de rotação da Via-Láctea sugerem uma massa equivalente a 300 bilhões de vezes a massa do Sol, estrela usada como referência nessa conta.

Ciência, Mundo Estranho
Quantas estrelas no céu dá pra ver à noite?