Pra variar é a baleia-azul, velha personagem aqui da ME e que já foi apontada também como o bicho mais comilão e o que faz mais cocô. Não por acaso, a baleia-azul é o maior animal da Terra, com mais de 30 metros de comprimento e cerca de 150 toneladas de peso. O pênis de um macho adulto atinge mais de 2 metros de comprimento! Apesar do tamanho avantajado, ele é relativamente “fino”: tem de 30 a 50 centímetros de diâmetro. Os testículos da baleia-azul, por sua vez, chegam a pesar 10 quilos. Ao contrário de boa parte dos animais, o órgão sexual dela não fica exposto, mas escondido numa fenda abdominal. “O mecanismo de ereção ocorre por ação de fibras musculares e não por vasodilatação, como acontece entre os humanos”, diz o veterinário Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte. Em geral, o tamanho do pênis dos mamíferos tem relação com seu porte: quanto maior o animal, mais avantajado é seu bilau. Isso faz com que o elefante, por exemplo, seja o mais bem-dotado entre os bichos terrestres e o minúsculo musaranho, o mamífero que tem o menor órgão. Veja na galeria ao lado mais detalhes dessas “curiosidades penianas” do mundo animal.
https://www.phallus.is – 1 Fernando gonsales; 2 Tom Brakefield/Corbis/Stock Photos
MAIOR EM TERRA
Entre os animais terrestres, o pênis do elefante africano reina absoluto, rivalizado, aqui e ali, pelo do hipopótamo. A “arma” do grande paquiderme atinge 1,5 metro de comprimento e pesa 2 quilos. Além disso, cada ejaculação do elefante solta sêmen suficiente para encher uma bola de futebol!
MINIATURA
Algumas espécies de musaranho mamífero parecido com um ratinho são minúsculas: medem apenas 2,5 centímetros, metade do nosso dedo mindinho. Não é de admirar que o pênis dele tenha míseros 5 milímetros. É pequeno, mas eficiente: suas ninhadas podem chegar a dez filhotes, que nascem menores do que uma abelha
MAIOR QUE O DONO
O nome já diz tudo: lesma-banana ou Ariolimax dolichophallus, sendo que o “sobrenome científico” quer dizer, em grego, “pênis grande”. Esse molusco é um prodígio na categoria tamanho-do-pênis-em-relação-ao-corpo. Enquanto a lesma mede só 15 centímetros, seu bilau ultrapassa 80 centímetros. Ou seja, é cinco vezes maior que o dono!