PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quem foi Mahbub ul Haq?

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h00 - Publicado em 18 abr 2011, 18h55

O nome desse economista paquistanês virou notícia no Brasil em dezembro de 2011, quando a ONU entregou um prêmio ao governo brasileiro pelos avanços sociais do país na última década. Pois o nome do prêmio era exatamente Mahbub ul Haq, que foi o criador do chamado Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH. Idealizado em 1990, esse índice transformou a maneira de se avaliar a situação social das nações do mundo. Além do poder de compra da renda, o cálculo do IDH leva em conta indicadores de saúde e educação. O resultado é um índice que reflete de maneira mais precisa a qualidade de vida em uma nação do que a renda per capita – soma das riquezas do país dividida pelo seu número de habitantes -, principal estatística utilizada até então. Com base no IDH, a ONU publica todo ano o Relatório de Desenvolvimento Humano, também criado por Haq para avaliar o progresso social em 173 países.

Defensor de que o desenvolvimento das nações deveria melhorar as condições de vida das pessoas e não apenas aumentar a produção, Haq também trabalhou como ministro das finanças em seu país e foi diretor do Banco Mundial. “Foi um grande cérebro e uma figura lembrada com respeito no Paquistão, embora suas passagens como ministro não tenham sido muito marcantes”, afirma Khalid Khattak, embaixador paquistanês no Brasil. O economista morreu em 1998, aos 64 anos de idade, vitimado por forte pneumonia em Nova York, nos Estados Unidos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.