Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Santos Dumont inventou o avião?

Resposta curta: não. Resposta longa: não é bem assim

Por Felipe Sali
Atualizado em 11 mar 2024, 14h33 - Publicado em 2 mar 2017, 17h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • PERGUNTA DA LEITORA Joana Salles, Rio de Janeiro, RJ
    ILUSTRA Kiko Mauriz
    EDIÇÃO Felipe van Deursen

    Não é bem assim. Na verdade, é difícil eleger um único inventor para o avião, pois vários outros experimentos parecidos estavam acontecendo simultaneamente ao redor do mundo. O alemão Otto Lilienthal, por exemplo, já voava com um planador quando morreu em 1896. Nos EUA, os irmãos Wright percorreram 260 m com a sua aeronave, três anos antes do brasileiro. Em todo caso, é inegável a contribuição de Dumont para a aviação. Além de ele ter criado o primeiro modelo de avião a ser produzido em grande escala na história, muitas das suas invenções são usadas até hoje.

    Publicidade

    SÓ NO JEITINHO
    Para montar o 14 Bis, Santos Dumont usou bambu, madeira, seda japonesa, alumínio e algumas gambiarras. Ele tinha funcionários trabalhando no projeto, mas era comum vê-lo com a mão na massa

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Santos Dumont
    (Kiko Mauriz)

    Santos Dumont

    Santos Dumont
    Estas partes foram inspiradas nas “Células de Hargrave”, do inventor australiano Lawrence Hargrave: basicamente, caixas quadradas vazadas que funcionam como pipas (Kiko Mauriz)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Santos Dumont
    As asas eram em V para dar estabilidade. Os irmãos Wright usaram a mesma técnica, mas com o ângulo inverso (Kiko Mauriz)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Santos Dumont
    (Kiko Mauriz)
    Santos Dumont
    (Kiko Mauriz)

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Outros modelos
    O 14 Bis é o mais famoso de uma série de aeronaves do inventor

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Santos Dumont

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    1. Modelo 1
      Em forma de charuto, tinha 25 m de comprimento. Usava hidrogênio e um motor de propulsão a gasolina. Não teve bom desempenho
    2. Modelo 09
      Um dos menores que o inventor construiu. Por ser fácil de aterrissar na cidade, foi o mais usado para Santos Dumont passear
    3. Modelo 06
      Foi com este dirigível que Santos Dumont contornou a Torre Eiffel, em Paris, em 1901. O inventor já era famoso, mas depois dessa ele virou celebridade global
    4. Modelo 13
      Nunca chegou a ser testado, pois foi destruído em uma tempestade. Ainda bem! A combinação de hidrogênio com um gerador de ar quente o tornava altamente inflamável
    5. Modelo 19/20
      Por ser leve e sofisticada, a máquina foi apelidada de “Demoiselle” (termo francês para “libélula”). Cheio de inovações, como o leme em um local mais adequado, o modelo é um dos mais importantes de Santos Dumont

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    LEIA TAMBÉM:
    + Como uma viagem de avião afeta o corpo? 
    + Como o avião voa? 
    + Como funciona a cabine de comando de um avião? 
    + O que acontece se a porta de um avião se abre durante um voo?

    FONTES Livros Asas da Loucura, de Paul Hoffman, Os Balões de Santos Dumont, de Rodrigo Moura Visoni, O Que Eu Vi, o Que Nós Veremos, de Santos Dumont; documentário O Homem Pode Voar, de Nelson Hoineff; sites Museu do Amanhã, Fundação Santos Dumont e Associação Nacional de Aviação Civil

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.