Porque, afinal, é tão bom fazer sexo?

Sexo seguro ajuda a prevenir doenças como o câncer de próstata e reduz o risco de infarto

Por Rodrigo Rezende
Atualizado em 14 fev 2020, 17h50 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

A reprodução sexuada só existe na espécie humana porque garante a nossa sobrevivência. Se não trocássemos genes uns com os outros, seríamos um prato cheio para os micróbios, entre outras ameaças. A variação genética impede que uma doença causada por um único vírus, por exemplo, acabe com toda a espécie – seja a espécie humana, seja qual outra for.

Se transar traz benefícios, ficar só na vontade por muito tempo pode prejudicar a saúde. “A falta de sexo traz consequências para o homem. Ocorre um efeito conhecido como blue balls, no qual os testículos ficam doloridos devido ao acúmulo de líquidos. E, se a abstinência não for um ato deliberado, também pode trazer efeitos psicológicos negativos, como depressão e ansiedade”, afirma o psicólogo Oswaldo Rodrigues Jr., diretor do Instituto Paulista de Sexualidade.

Já o excesso não chega a fazer mal. “Só há problema quando isso se torna o foco das ações no cotidiano”, afirma a psicóloga Iracema Teixeira, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.

Agora que você já sabe que o sexo é um remédio natural e prazeroso, só não vá esquecer de se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis e contra uma gravidez indesejada.

Bula do prazer