Alguns medicamentos muito usados podem induzir diabetes – e até câncer
Estudos sugerem que, a longo prazo, antidepressivos e remédios contra pressão alta podem ter efeitos colaterais graves
20 SEGREDOS QUE OS MÉDICOS NÃO CONTAM
NÚMERO 15 | TODOS OS OUTROS
Mulheres na menopausa que fazem uso de uma certa classe de anti-hipertensivos (os bloqueadores de canais de cálcio) possuem maiores chances de ter câncer de mama. Foi o que concluiu uma pesquisa que acompanhou 2.763 mulheres entre 55 e 74 anos de idade, das quais 1.907 tiveram câncer e 856 não. As mulheres que usavam esse tipo de remédio por dez anos ou mais tinham risco 2,5 vezes maior de desenvolver tumores mamários.
E um conjunto de estudos sugere que o uso de antidepressivos pode induzir diabetes tipo 2. É o que acreditam pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, que analisaram 22 trabalhos sobre o assunto.
Concluíram que alguns antidepressivos, especialmente se tomados em altas doses e por tempo prolongado, alteram o metabolismo da glicose – o que elevaria a incidência de diabetes. Mas é preciso fazer mais estudos para entender o possível mecanismo disso.
Fontes: Use of Antihypertensive Medications and Breast Cancer Risk Among Women. Christopher I. Li, Fred Hutchinson Cancer Research Center; Antidepressant Medication as a Risk Factor for Type 2 Diabetes. Katharine Barnard e outros, Southampton University.