Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Células do tumor benigno são iguais às normais

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 30 nov 1997, 22h00

Qual a diferença entre tumor benigno e tumor maligno?

O tumor é um foco de multiplicação anormal de células, em forma de caroço ou protuberância. O fato de ser benigno ou maligno depende da constituição dessas células. No caso, quem vê cara vê coração, ou seja, a aparência revela a essência. No benigno, as células crescem muito lentamente e são iguais às do tecido onde se instala. O tumor não agride o doente. No microscópio, o maligno é assustador: o núcleo das células é deformado ou “estourado”. O crescimento é rápido e faz “metástases”, ou seja, se espalha criando outros focos no corpo. Todo tumor maligno é canceroso e agressivo.

Não há perigo de um tumor benigno se transformar em maligno. “São dois processos diferentes”, diz o patologista Fernando Soares, do Hospital do Câncer, em São Paulo. Mas, ao se detectar um tumor, deve-se ter certeza de que ele realmente não é maligno. “Somente depois de um rigoso exame ao microscópio é possível fazer o diagnóstico”, explica Soares.

Retrato falado dos bandidos

Continua após a publicidade
Veja qual dos dois tumores parece o mais perigoso.

O benigno: as células que cresceram além do normal são iguais àquelas em volta, permanecem reunidas e crescem muito devagarinho.

O maligno: as células têm tamanhos diferentes e seus núcleos são deformados. Além disso, infiltram-se e multiplicam-se entre as normais.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.