Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cientistas planejam criar mini cérebro que custa R$ 1

Entenda como funciona o processo que permite recriar o mais importante órgão do sistema nervoso - em versão "mini" e baratinha

Por Ana Luísa Fernandes
Atualizado em 4 nov 2016, 18h59 - Publicado em 5 out 2015, 19h45

Fazer um mini cérebro pode ser uma alternativa simples e barata para testar novos remédios e estudar células tronco. Mais do que isso, pode ser uma novidade decisiva para diminuir o uso de animais em testes de laboratório.

A ideia surgiu na Universidade de Brown, nos Estados Unidos. O cérebro em miniatura produz sinais elétricos e forma as suas próprias sinapses (conexões neurais), mas não possui funções cognitivas. Ou seja: ele não pensa. Para questões puramente médicas, isso é mais que suficiente.

cerebro

Com um pequeno pedaço de tecido vivo de um roedor, por exemplo, é possível produzir milhares de mini cérebros, cada um com um terço de milímetro de diâmetro. A receita é simples: isolar as células necessárias, e depois centrifugá-las para que fiquem concentradas. Em moldes esféricos, essa amostra semea culturas de células, e, depois de duas ou três semanas, o tecido cerebral e as conexões neurais já estão formadas. Voilá, você tem um cerebrozinho que custou menos de 1 real para ser feito.

Os pesquisadores sabem que esse não é sistema mais sofisticado existente para testes médicos, mas o baixo custo e a facilidade são os diferenciais do projeto. Nenhum cientista precisa de equipamentos caros e refinados para fazer o seu próprio mini cérebro. É o faça você mesmo da ciência.  

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.