Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Empresa holandesa tenta desenvolver “bafômetro” para detectar Covid-19

Aparelho mede o nível de compostos orgânicos na expiração, que supostamente muda quando a pessoa está com a doença; técnica será testada em 3.500 pessoas

Por Carolina Fioratti
18 Maio 2021, 17h00

O exame PCR, usado para a detecção do Sars-CoV-2, não é a coisa mais confortável do mundo. Nele, um grande cotonete estéril é enfiado nas narinas e garganta do paciente para retirar amostras de secreções, que são posteriormente analisadas para dar o diagnóstico da doença. Mas uma empresa holandesa chamada Breathomix tenta desenvolver uma alternativa: o SpiroNose, um “bafômetro” de Covid-19.

O aparelho não detecta o coronavírus em si. Segundo seus criadores, ele mede os níveis de “compostos orgânicos voláteis” (VOCs) presentes no ar que é expirado – que supostamente se alteram quando a pessoa está com Covid. O mecanismo biológico envolvido ainda não é bem compreendido, mas acredita-se que as células B (um tipo de célula imunológica) produzidas pelo organismo em resposta ao Sars-CoV-2 acabem levando à formação de determinados compostos – que o SpiroNose poderia detectar. 

Ele não está sendo apresentado como opção ao PCR. A ideia é que sirva como uma primeira etapa de detecção, já que sua aplicação é mais simples. Basta tampar o nariz e respirar na máquina cinco vezes. Se o aparelho indicar alguma alteração, a pessoa é encaminhada para fazer um teste mais preciso, como o PCR. O processo completo dura entre dois e três minutos.

Em fevereiro deste ano foi publicado um preprint que apresentava a tecnologia e seu funcionamento. O estudo foi conduzido pela Leiden University Medical Center, na Holanda, em parceria com cientistas da Breathomix. Os pesquisadores analisaram a respiração de 904 participantes, dos quais 35 haviam recebido diagnóstico positivo para a Covid-19. A partir disso, construíram um algoritmo capaz de prever a infecção com base na respiração. Em um segundo momento, aplicaram o teste em outras 904 pessoas, e o SpiroNose acusou alterações em 33 delas, que depois tiveram a doença confirmada por testes PCR.

Com base neste artigo, a Inspetoria de Saúde e Assistência Juvenil dos Países Baixos deu autorização para que a tecnologia fosse comercializada dentro do Espaço Econômico Europeu. O próprio governo holandês comprou o aparelho, que em fevereiro passou a ser usado em pessoas com suspeita de Covid-19 que procuravam o Serviço de Saúde Pública de Amsterdã (GGD).

Mas o GGD parou de usar o SpiroNose. Isso porque 25 pacientes receberam resultados negativos pelo bafômetro mas, alguns dias depois, deram positivo para Covid em testes PCR. O governo holandês concluiu que esse erro não é necessariamente culpa do aparelho, pois as pessoas podem ter se infectado depois de soprar no “bafômetro”, mas mesmo assim não quis voltar a usá-lo. 

Agora, ele será testado no festival de música Eurovision, que acontece em Roterdã entre os dias 18 e 22 de maio. Os organizadores pretendem aplicar o teste em 3.500 pessoas.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.