Fumo danifica células do olfato

Pesquisas concluíram que o fumo destrói as células responsáveis pela sensação olfativa nas fossas nasais.

Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 30 jun 1991, 22h00

Não é a toa que os fumantes não se incomodam com o cheiro de cigarro, que tanto desagrada às outras pessoas: pelo próprio fato de fumar , eles mal percebem odores em geral. Nos Estados Unidos, uma pesquisa com 600 fumantes permitiu verificar que o fumo destrói s células responsáveis pela sensação olfativa nas fossas nasais. Quando se larga o cigarro, as células se regeram, porem, muito devagar. Quem, por exemplo, queimou um maço por dia durante dez anos deve esperar outro tanto depois de ter deixado de fumar ate recuperar plenamente o sentido do olfato.

Entre castigos ainda piores que recaem sobre os fumante, mais um acaba de Sr descoberto: pesquisadores ingleses perceberam que os fumantes tendem a ser mais vulneráveis aos efeitos danosos do urânio. Um estudo com trabalhadores da indústria nuclear encontrou uma incidência inesperadamente elevada de cromossomos anormais nas células do sangue de fumantes que lidam com urânio. Tais cromossomos são um conhecido indicador de exposição a substancia. Os resultados da pesquisa também reforçam a convicção de que o urânio danifica as células mais por ação química do que por radiação.