Clique e assine a partir de 8,90/mês

Grande clássico

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h09 - Publicado em 31 ago 2000, 22h00

Denis Russo Burgierman

Você se lembra do Chico Paulino, glorioso ponta-direita paraibano do Coritiba Futebol Clube? Se, por acaso, a resposta foi sim, então posso afirmar com toda segurança que você era colecionador de Futebol Cards, os cartõezinhos que acompanhavam os chicletes Ping Pong no final dos anos 70. Nesse caso, é bem possível que você também se recorde dos cabelos afro do ponta-direita Luiz Fu-Manchu, das longas madeixas do zagueiro Bolivar, do penteado tigelinha do santista Nilton Batata e do sorriso contagiante do corinthiano Zé Maria.

Se não fossem os saudosos cards, como saberíamos que o atacante Bozó, do Guarani (que na foto está a cara do Al Pacino), adorava os gibis do Recruta Zero? Ou que o prato predileto do são-paulino Chicão era arroz, feijão, carne e batata? Que a grande ambição do mineiro Toninho Cerezo era pescar um surubim? Infelizmente, a Ping Pong parou de fazer esses fantásticos cartões há mais de 20 anos e nenhuma outra empresa tomou a iniciativa de retomar a publicação desses verdadeiros documentos históricos do futebol brasileiro.

Os Futebol Cards hoje são raridades guardadas a sete chaves nos armários dos colecionadores. Mas, se você quiser reencontrar aqueles penteados dos anos 70 e os hilários textos que acompanhavam as fotos a Internet é o caminho mais curto. Visite o site http://www.internight.net/cards e contenha as lágrimas.

Publicidade