Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nanoplásticos podem penetrar no cérebro

Numa experiência em ratos, pedacinhos ingeridos junto com a comida atravessaram a barreira hematoencefálica - em menos de 2 horas, já estavam alojados no cérebro.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 Maio 2023, 12h25

O cérebro é envolto pela barreira hematoencefálica, uma camada de células que bloqueia a entrada da maioria das moléculas. É uma defesa muito poderosa, sem igual no organismo. Alguns vírus, como o HIV, são capazes de atravessar essa muralha, mas isso é raro (só ocorre em casos avançados de Aids, na chamada “demência associada ao HIV”).

Mas um novo estudo (1) mostrou que a barreira também pode ser perfurada por algo onipresente: o plástico. Cientistas da Universidade de Viena, na Áustria, alimentaram ratos de laboratório com nanofragmentos de poliestireno (isopor), de no máximo 0,01 milímetro.

Duas horas mais tarde, os animais foram submetidos a autópsia – e constatou-se que o plástico já havia se alojado em seus cérebros.

Uma ressalva: os fragmentos usados no estudo são bem menores do que os microplásticos, de até 5 milímetros, que poluem a água e o ar do planeta. Segundo os pesquisadores, será preciso fazer mais estudos para entender se esses também apresentam risco.

Fonte 1. Micro- and Nanoplastics Breach the Blood–Brain Barrier (BBB): Biomolecular Corona’s Role Revealed. V Kopatz e outros, 2023.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.